Rio Zêzere recebe o Portugal Rowing Tour

Decorreu ontem (23) no Convento da Sertã Hotel, na Vila da Sertã a apresentação da edição de 2019 do "Portugal Rowing Tour", organizado pelo Ginásio Clube Figueirense com o patrocínio e apoio do Turismo Centro de Portugal.

Portugal Rowing Tour
Rio Zêzere recebe o Portugal Rowing Tour - ©Aldrabiscas

 

A conferência de imprensa contou com intervenções de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Joaquim de Sousa, presidente da Assembleia Geral do Ginásio Clube Figueirense, Ana Rolo, presidente da direção do mesmo clube, Cláudia André, vereadora da Câmara Municipal da Sertã, e Jorge Abreu, presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense este evento, que segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, atrai a Portugal remadores de várias nacionalidades que se deslocam ao nosso país, na maioria deles acompanhados das suas famílias.

Ana Rolo presidente da entidade organizadora da prova, destacou que o Portugal Rowing Tour “consegue aliar o desporto náutico ao lazer, ao mesmo tempo que dá a conhecer a gastronomia local. É também uma forma de dinamizar o Zêzere e a região, que tem sido fustigada por incêndios”. Joaquim de Sousa figura incontornável da cidade da Figueira da Foz, recordou que este evento acontece na região graças a um protocolo firmado com o Turismo Centro de Portugal, em 2010. “Estamos ainda na ‘infância da arte’ no turismo náutico. Na Europa, há cerca de 2 milhões de remadores de lazer. Só em França acontecem 50 circuitos por ano. Portugal tem todas as condições para se afirmar no turismo náutico”, reiterou.

Durante a sua estada, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo ao convívio e à descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região de Tomar, Dornes e Figueiró dos Vinhos.

Também Cláudia André e Jorge Abreu, elogiaram a escolha da organização, em trazer o evento às terras do Zêzere. “Temos todo o interesse em que estes eventos venham à nossa região. É disto que precisamos, porque o turismo quer queiramos ou não, é um ponto fulcral para o desenvolvimento desta região”, sintetizou Jorge Abreu.

O circuito de 2019 do Portugal Rowing Tour, acontece de 15 a 18 de agosto e é constituído por cinco etapas, que levarão os participantes a diversos locais emblemáticos do Rio Zêzere, como as albufeiras das barragens de Castelo do Bode e Cabril e a aldeia de Dornes. No total, os remadores, oriundos de Inglaterra, Irlanda, França, Bélgica, Holanda, Suécia, Luxemburgo e Alemanha, remarão cerca de 70 quilómetros, num curso de água que bordeja os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

De salientar que o limite das inscrições (60) para o Portugal Rowing Tour, foi alcançado em fevereiro passado.

Já Pedro Machado, destacou a importância que eventos como este, tem para o Centro de Portugal, referindo que “O Rowing Tour é um caso de sucesso e nós queremos continuar a desenvolver os casos de sucesso no Centro de Portugal. Eventos como este valorizam os nossos rios, as nossas albufeiras, os nossos cursos de água e conciliam a atividade física, o turismo ativo, com a cultura, o património e a gastronomia. A estratégia do Turismo Centro de Portugal, na sua aposta em desenvolver todo o território, está aqui bem evidente”, sublinhou Pedro Machado.

“Além disso”, acrescentou, “o Portugal Rowing Tour é um evento com grande capacidade de internacionalização, com participantes de mercados importantes para o Centro de Portugal. A região Centro de Portugal é cada vez mais um destino para todos”, sublinhando que embora, alguns concelhos da região centro estejam a ser afetados por incêndios florestais, o centro de Portugal continua apto a receber os turistas dado a sua extensão.

A encerrar a conferencia de imprensa, Pedro Machado, apontou a afabilidade dos portugueses como uma das características mais reconhecidas internacionalmente, referindo “ O país sabe receber bem, mas o Centro de Portugal, sabe receber muito bem!” concluiu.