FESTÊXTIL REFORÇA IMPORTÂNCIA DO PATRIMÓNIO E IDENTIDADE LOCAIS

Nos dias 27 e 28 de julho celebrou-se mais uma edição de Festêxtil, o certame que cruza a tradição com o património local, conferindo a todos os visitantes momentos únicos e de encontro com o passado.

Castelo Branco
Festêxtil - ®DR

 

Com um cartaz dinâmico e repleto de atividades o certame, organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e pela União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, demonstrou que veio mesmo para ficar.

Para Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, este é um certame onde “louvamos e honramos a história dos Cebolais e do Retaxo e aquela que foi a sua indústria principal”, acrescentando que, nesta 2ª edição, “inovámos em termos de espaço e de dinâmica”.

Durante o certame foi possível assistir a diversos workshops na atinga fábrica têxtil, reconvertida no Museu dos Têxteis, MUTEX, tais como o Workshop Infantil de Tecelagem, que permitiu aos mais novos adquirir um maior conhecimento sobre esta realidade, foi ainda possível assistir e participar no Workshop “Ideias de Pano”, bem como fazer visitas guiadas com Mecanismos em Movimento, que permitiu a todos os visitantes observar como as antigas máquinas da indústria têxtil funcionavam.

O Presidente da União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, Miguel Vaz, não esconde que um dos objetivos do certame é fazer a ligação com o MUTEX, referindo que “estamos felizes por termos, mais uma vez, o Festêxtil com muita gente”.

Com muita música proporcionada por bandas filarmónicas, orquestras locais e fado, destaque para o tão aguardado concerto protagonizado por Tiago Bettencourt que, com a sua inconfundível voz e músicas conhecidas pelo público, proporcionou a todos momentos de grandes emoções.

Com tasquinhas, restauração e atividades para todas as idades, o Festêxtil permitiu estimular a atividade económica de Cebolais de Cima e Retaxo, fomentando o reconhecimento do seu património e da sua identidade.

O certame resulta da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco com as restantes juntas de freguesia, com um programa de eventos e festas setoriais que promovem dinamismo e destaque para todo o concelho.

 

 

 

 

Fonte: CMCB