Porsche Império Carrera Cup: em dia de programação abreviada Vitor Baptista e Enzo Elias vencem no Estoril

Sylvio de Barros e Fran Lara triunfam nas classes GT3 Cup pela manhã, mas as corridas da tarde foram adiadas por acidente que danificou os rails durante o shakedown

Autódromo do Estoril
Em dia de programação abreviada Vitor Baptista e Enzo Elias vencem no Estoril - © Bruno Taveira

Sexta-feira foi um dia de líderes na abertura da segunda metade do campeonato de sprint da Porsche Império Carrera Cup no Estoril. Vitor Baptista venceu na Carrera Cup 4.0 largando de segundo lugar no grid, enquanto Enzo Elias cravou a pole e venceu na Carrera Cup 3.8.

Na GT3 Cup 4.0 o atual campeão Sylvio de Barros mostrou que retomou a forma de 2018, vencendo pela terceira vez consecutiva. Já na GT3 Cup 3.8 Fran Lara atingiu sua quarta vitória em sete corridas.

Mas a sensação do dia foi de alívio, após Dennis Dirani sair ileso de um forte acidente no final da reta. O piloto-consultor realizava o shakedown (teste de verificação) num dos carros que competiria na prova programada para a tarde. Uma falha de travões no final da reta principal, fe-lo atravessar a área de escape e a barreira de pneus, danificando o guard rail.

Dennis saiu do carro a andar, mas as barreiras de proteção ficaram danificadas. A organização da Porsche Império Carrera Cup então convocou uma empresa homologada para a reparação que se impunha.

Como consequência, os horários estabelecidos foram reajustados, tendo a prova sido adiada até as barreiras de segurança estarem completamente reconstruídas. Assim as duas corridas de sprint que aconteceriam na tarde de sexta-feira serão realizadas na próxima reunião da Porsche Império Carrera Cup, marcada para 21 de setembro em Interlagos. Tanto Vitor Baptista quanto Enzo Elias sortearam o número 6 no pódio para a inversão de grid, de forma que eles fecharão a terceira fila com os sextos colocados (Pedro Aguiar e Chico Horta) largando em primeiro.

 

Os campeonatos

Com o resultado das duas corridas, tanto Vitor Baptista quanto Enzo Elias e Fran Lara ampliaram suas margens na liderança das classificações.

Na Carrera Cup 4.0, Vitor foi a 130 pontos, abrindo 18 de vantagem para Marçal Müller e 40 sobre Ricardo Baptista. Destaque também para Marcel Coletta, que ingressou no top5, agora com 82 pontos -ele está a apenas cinco de Eloi Khouri.

Já Enzo Elias agora abriu mais dois de vantagem sobre Felipe Baptista e quatro sobre Matheus Iorio no Estoril. O líder da Carrera Cup 3.8 tem 140 pontos, Felipe 126 e Iorio 114.

Mas foi Fran Lara, na GT3 Cup 3.8, quem mais margem abriu na liderança. O competidor do Porsche #3 tem agora 9 pontos sobre Urubatan Junior (lembrando que a vitória nesta classe vale 12 pontos na corrida 1 e 10 na corrida 2).

Já na GT3 Cup 4.0 a distância do ponteiro diminuiu para apenas três pontos. Rodrigo Mello segue em primeiro, com 49 pontos. Mas Sylvio de Barros agora tem 46.

 

As corridas

4.0

Corrida 1

Promovido à pole position por punição que o mais rápido no quali, Werner Neugebauer trazia da etapa passada, Marcel Coletta manteve a primeira colocação após a largada, seguido por Müller, Baptista e Paludo. Ainda na primeira volta, Neugebauer mergulhou para tentar passar Paludo na freada do fim da reta oposta, mas houve o contato e os dois abandonaram a corrida de imediato. O safety car entrou na pista, com Sylvio de Barros ocupando a quarta posição no geral e a liderança na GT3.

Na nova partida após a suspensão da prova, na quarta volta, Mülller e Baptista passaram Coletta no fim da reta principal. Daniel Schneider passou por Eloi Khoury e chegou ao quinto lugar. Na quinta volta, Marçal deu uma espalhada na entrada da reta principal e perdeu duas posições: Vitor assumiu a liderança, com Coletta em segundo.

Ao mesmo tempo Schneider passou Sylvio e assumiu a quarta posição. Duas voltas depois, Sylvio de Barros ficou lento na pista e perdeu posições para Eloi Khoury e Pedrinho Aguiar, mas mantinha a dianteira na classe GT3.

Faltando seis minutos para o fim, Coletta encostou de vez em Baptista e iniciou um ataque brutal, trazendo com ele Marçal Müller. Coletta partiu para o tudo ou nada na curva 2 e chegou a assumir a liderança por alguns metros, mas levou o troco de Baptista e ainda foi ultrapassado por Müller no processo.

Na volta final, Baptista abriu vantagem com tranquilidade enquanto Müller segurava Coletta de todas as formas numa bela disputa pelo segundo lugar. Os três terminaram nessas posições, e Vitor ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.

Na classe GT3, Barros conquistou a vitória ao terminar em oitavo lugar no geral, à frente de Dominique Teysseyre e Adalberto Baptista.

 

3.8

Corrida 1

O pole Enzo Elias fez valer a posição de honra e contornou a primeira curva na liderança. Felipe Baptista tentou atacar por fora, sem efeito, e ainda deixou a porta aberta para Matheus Iorio contornar a curva por dentro, assumindo o segundo lugar na curva 3. Logo atrás, quem largou muito bem foi César Urnhani, que saltou para quarto e liderava a GT3.

Urubatan Jr e Márcio Mauro tiveram um contato na curva 4 e abandonaram a prova, motivando entrada do safety car. Depois de dez minutos de bandeira amarela, finalmente foi dada continuação à prova, e Elias manteve a primeira colocação, com Baptista passando Iorio e partindo para o ataque em busca da ponta.

Faltando 15 minutos para o fim, Felipe insistiu e partiu de novo para cima, contornou melhor a Parabólica e fez a manobra de ultrapassagem na freada para a curva 1, por fora. Enquanto isso, Urnhani seguia ponteando na GT3 em quarto na classificação geral. A 11 minutos da bandeirada, Marcelo Tomasoni rodou mas conseguiu voltar.

Logo em seguida, Pedro Marreiros passou por Cesar Urnhani e assumiu o quarto lugar geral, enquanto Fran Lara e Chico Horta encostavam neles. Na frente, Elias começou a apertar Baptista para tentar retomar o primeiro lugar.

Nos minutos finais, Fran Lara tentou um ataque decisivo em cima de Pedro Marreiros, e logo atrás Chico Horta passou por Cesar Urnhani.

A três minutos do fim, Enzo Elias retomou a liderança sobre Felipe Baptista, e os dois seguiram disputando metro a metro a posição e a vitória. Por duas vezes, Baptista tentou atacar na chicane, mas Elias neutralizou as investidas e se manteve em primeiro até a bandeirada. Iorio finalizou em terceiro no geral, à frente de Marreiros.

Fran Lara venceu na classe GT3 mais uma vez nesta temporada, à frente de Chico Horta e César Urnhani.

 

Resultados

4.0

Corrida 1

  1. Vitor Baptista 27:16.963
  2. Marcel Coletta +3.831
  3. Marçal Müller +4.238
  4. Eloi Khouri +13.905
  5. Daniel Schneider +14.790
  6. Pedro Aguiar +14.918
  7. Ricardo Baptista +23.073
  8. Sylvio de Barros* +24.324
  9. Dominique Teysseyre* +29.338
  10. Adalberto Baptista* +29.464
  11. Rodrigo Mello* +35.532
  12. Carlos Ambrósio* +39.547
  13. Rouman Ziemkiewicz* +40.670
  14. Rodolfo Toni* +41.281
  15. Neto* +49.556
  16. Tom Filho* +55.885
  17. Maurizio Billi* +1:19.668
  18. Miguel Paludo +14 voltas

DSC
Werner Neugebauer**

*GT3 Cup

** Excluído por atitude antidesportiva contra o carro #7

 

3.8

Corrida 1

  1. Enzo Elias 28:06.330
  2. Felipe Baptista +0.817
  3. Matheus Iorio +3.693
  4. Pedro Marreiros +27.727
  5. Fran Lara* +30.392
  6. Chico Horta* 38.523
  7. Cesar Urnhani* 41.972
  8. Nelson Monteiro* +42.256
  9. Ramon Alcaraz* +43.127
  10. Marcelo Tomasoni +59.436
  11. Zeca Feffer* +1:00.063
  12. Urubatan Junior* +1:07.563
  13. Leonardo Sanchez* +1:09.849
  14. Marco Billi* +1:22.847
  15. Sang Ho Kim* +1:23.735
  16. Paulo Pomelli* +1:26.782
  17. Eduardo Menossi* +1:29.988
  18. André Gaidzinski* +1:54.052
  19. Georgios Frangulis* +1 volta
  20. Paulo Totaro* +4 voltas
  21. Nelsinho Marcondes* +10 voltas
  22. Marcio Mauro* +14 voltas

*GT3 Cup

Pontuações

Carrera Cup 4.0

  1. Vitor Baptista, 130 pontos
  2. Marçal Müller, 112
  3. Ricardo Baptista, 90
  4. Eloi Khouri, 87
  5. Marcel Coletta, 82
  6. Miguel Paludo, 72
  7. Werner Neugebauer, 65
  8. Pedro Aguiar, 61
  9. Alceu Feldmann, 59
  10. Rodrigo Mello, 38
  11. Sylvio de Barros, 34
  12. Adalberto Baptista, 32
  13. Maurizio Billi, 28
  14. Dominique Teysseyre, 26
  15. Rouman Ziemkiewicz, 18

Carlos Ambrósio         18

  1. Tom Filho, 14

Foressi, 14

Daniel Schneider, 14

  1. Carlos Renaux, 4
  2. Rodolfo Toni, 3
  3. Neto, 2

 

GT3 Cup 4.0

  1. Rodrigo Mello, 49 pontos
  2. Sylvio de Barros, 46
  3. Adalberto Baptista, 42
  4. Maurizio Billi, 33

Dominique Teysseyre, 33

  1. Carlos Ambrósio, 24
  2. Rouman Ziemkiewicz, 22
  3. Foressi, 21
  4. Tom Filho, 19
  5. Carlos Renaux, 6
  6. Rodolfo Toni, 4
  7. Neto, 3

 

Carrera Cup 3.8

  1. Enzo Elias, 140 pontos
  2. Felipe Baptista, 126
  3. Matheus Iorio, 114
  4. Marcelo Tomasoni, 80
  5. Fran Lara, 70
  6. Nelson Monteiro, 66
  7. Urubatan Junior, 65
  8. Ramon Alcaraz, 46
  9. Francisco Horta, 42
  10. Marco Billi, 39
  11. Cesar Urnhani, 32
  12. Nelsinho Marcondes, 30
  13. Ayman Darwich, 22
  14. Paulo Totaro, 21
  15. Murilo Coletta, 20
  16. André Gaidzinski, 17
  17. Pedro Marreiros, 16
  18. Eduardo Menossi, 15
  19. Leonardo Sanchez, 14
  20. Raphael Reis, 12
  21. José Carlos Vitte, 10
  22. Zeca Feffer, 9
  23. Alessandro Marchini, 7
  24. SangHo Kim, 6
  25. Gustavo Kiryla, 5
  26. Matheus Coletta, 0

Paulo Pomelli, 0

Georgios Frangulis, 0

Márcio Mauro, 0

 

GT3 Cup 3.8

  1. Fran Lara, 57 pontos
  2. Urubatan Junior, 48
  3. Nelson Monteiro, 47
  4. Ramon Alcaraz, 33
  5. Francisco Horta, 28
  6. Marco Billi, 25
  7. Cesar Urnhani, 24
  8. Nelsinho Marcondes, 20
  9. Ayman Darwich, 12

Paulo Totaro, 12

  1. André Gaidzinski, 11
  2. Alessandro Marchini, 5

José Carlos Vitte, 5

Zeca Feffer, 5

  1. Leonardo Sanchez, 3
  2. Eduardo Menossi, 2
  3. SangHo Kim, 0