Ponte da Barca recebe Romaria de S. Bartolomeu, de 19 a 24 de Agosto

Para além das tradicionais rusgas, que desfilam a 23 de Agosto, a gastronomia, artesanato, folclore, corrida de cavalos, cantares ao desafio vão estar em destaque

Ponte da Barca
Romaria de S. Bartolomeu - ®DR

 

Vão decorrer, como já é tradição, em Ponte da Barca, de 19 a 24 de Agosto, as Festas do Concelho – Romaria de S. Bartolomeu. O programa para os seis dias de festa da mais tradicional romaria do Alto Minho dá corpo a uma intensa semana de tradições, usos e costumes genuínos desta região, como a gastronomia, o folclore, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, a feira das tasquinhas e do artesanato, a feira do linho, entre muitas outras atividades.

Dia 19 de Agosto às 18h a festa tem início com a abertura oficial da feira, das tasquinhas e do artesanato. À noite, pelas 21h30, terá lugar o Festival terras da Nóbrega, com a atuação de vários Ranchos Folclóricos do Concelho.

Em todos os dias da romaria haverá animações folclóricas com a participação grupos folclóricos nacionais e internacionais.

O concurso de Melão Casca de Carvalho  e a festa da Rádio Barca são os pontos altos da segundo dia da romaria.

O grande artista convidado deste ano é José Cid que tem espetáculo agendado para o dia 21 de agosto, às 23h, na Praça Terras da Nóbrega.

Os destaques de dia 22, vão para a Corrida de Cavalos, no Hipódromo Municipal, e para os tradicionais Cantares ao Desafio, este ano com regresso ao seu palco original, o Largo de Santo António, onde marcarão presença alguns dos mais sonantes “Cantadores” de Ponte da Barca e de outras localidades.

Será no dia 23 o ponto mais alto do cartaz das Festas de S. Bartolomeu com o desfile e atuação das Rusgas pelas ruas da vila, que tradicionalmente arrastam multidões e prolongam a folia noite fora.

As Rusgas constituem, sem dúvida, o momento alto da romaria A noite de 23 é o momento alto dos festejos, onde os grupos que se formam são os grandes protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares.

Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua.

Mas o dia 23 tem ainda mais dois destaques. Durante a tarde deste dia, terá lugar ainda a Feira do Linho e o Concurso de Gado e o cortejo etnográfico.

24 de Agosto é o dia consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque, com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos.

Para encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do fogo de artificio.

Marque na sua agenda e junte-se aos festejos da romaria mais genuína de todo o Alto Minho

 

Consulte aqui o Programa completo.

 

 

 

 

 

Fonte: CMPB