81ª Volta a Portugal Santander: Porto vai ser o ‘desempata’

Apenas falta um dia para terminar a mais emocionante Volta de todos os tempos. Será que o coração dos adeptos aguentará os 19,5 quilómetros que faltam? Ninguém se lembra de um final assim e não há registo, nas anteriores 80 edições, de uma discussão ao centésimo como a que vamos assistir, este domingo, no Porto, numa Avenida dos Aliados inundada por um mar de gente.

81ª Volta a Portugal Santander
Com a etapa de hoje a Camisola Amarela ficou empatada

 

Dois sérios candidatos á Amarela

A última etapa em linha e a chegada à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, ganha por António Carvalho, a Camisola Amarela ficou empatada. A W52-FC Porto fez uma dobradinha, João Rodrigues terminou imediatamente atrás do companheiro de equipa e anulou o escasso segundo que tinha de desvantagem sobre o comandante da classificação geral, Joni Brandão (Efapel), que foi terceiro na chegada ao Monte Farinha. Será o contrarrelógio final da 81ª Volta a Portugal Santander entre Gaia e o Porto, este domingo à tarde, que vai decidir o vencedor da Volta 2019. É inédito no historial da prova haver dois corredores empatados à partida da derradeira etapa. Gustavo Veloso, o terceiro da Geral, perdeu outra vez tempo e passou a estar a 40 segundos dos dois melhores.

A última etapa não decidiu a Volta, mas afastou definitivamente alguns candidatos ao primeiro lugar, como por exemplo Vicente Garcia de Mateos (Aviludo-Louletano) que abandonou a prova devido a uma indisposição.

 

António Carvalho com fôlego de vencedor

A discussão entre Brandão e Rodrigues na etapa desde sábado que partiu de Fafe retirou protagonismo ao triunfo de António Carvalho, mas não deixa de ser um feito significativo porque correram-se 133,5 quilómetros e o homem da equipa azul e branca esteve quase sempre na frente. Primeiro Carvalho teve a companhia de outros elementos em fuga e depois em solitário, quando a seis quilómetros da meta disparou à procura da primeira vitória na Volta a Portugal.

Aberta ao ciclismo, como sempre, a “Sala de Visitas do Minho” animou-se ainda com a partida da penúltima etapa, a última em linha. Num dia de muitas subidas, a Montanha surgiu logo aos primeiros quilómetros. Ainda nem tinha passado uma hora de prova e já a classificação do “Rei dos Trepadores” estava resolvida. Luís Gomes (Radio Popular-Boavista), com a vantagem que tinha e amealhando pontos nas primeiras contagens, garantiu definitivamente a Camisola Azul Liberty Seguros e só tem mesmo de chegar ao Porto. Totalmente fechada está também a classificação dos Pontos, Camisola Verde Rubis Gás, que teve em Daniel Mestre (W52-FC Porto) o vencedor. Com a desistência do basco Unai Cuadrado, devido a queda, a luta pela classificação da Juventude mantém-se e Emanuel Duarte (LA-Alumínios-LA Spot) voltou a envergar a Camisola Branca Jogos Santa Casa.

Amanhã, domingo, o primeiro corredor vai partir às 14h57 de Vila Nova de Gaiapara os derradeiros 19,5 quilómetros até ao Porto. O Camisola Amarela, Joni Brandão, será o último a sair, às 16h50.