Romaria da Srª D’Agonia em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe, de 16 a 20 de agosto, a Romaria d’Agonia

Viana do Castelo
Romaria da Srª D’Agonia - ®DR (VanaFestas)

 

A história da Romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Remonta a 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Atualmente, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal em Viana do Castelo. A Romaria d’Agonia, em 2013, recebeu a Declaração de Interesse para o Turismo.

Viana do Castelo
Romaria da Srª D’Agonia, Cartaz – ®DR

Atraindo anualmente cerca de um milhão de visitantes aos longo dos vários dias, “A Romaria das Romarias de Portugal” tem como pontos altos do seu programa o Desfile da Mordomia, a Festa do Traje, a Procissão ao Mar, o Cortejo Etnográfico ou os Fogos-de-artifício, como a Serenata na Ponte Eiffel.

A Romaria d’Agonia é organizada pela VianaFestas com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Conheça aqui o programa completo. 

 

 

 

Fonte: CMVC/VianaFestas