BARCO DE “ÁGUA ARRIBA” JÁ NAVEGA NO RIO LIMA

Foi lançada ao Rio Lima, na última sexta-feira, uma réplica do tradicional Barco “Água-Arriba”.

BARCO DE “ÁGUA ARRIBA” JÁ NAVEGA NO RIO LIMA - ®DR

 

Por iniciativa do Município, esta embarcação foi construída artesanalmente por Manuel Rocha, mais conhecido como Mestre Caninhas, e por Amélio Pereira. Mede 15 metros e tem capacidade para 30 pessoas, pesando cerca de 2 toneladas, peso que aumenta em mais 200 a 300 quilos, depois de mergulhado na água.

A sua construção levou 117 dias/935 horas de trabalho, sendo, nas palavras de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, “uma réplica fiel dos antigos barcos (…) e seguramente, do ponto de vista da sua dimensão, o maior barco de água-arriba existente atualmente no Rio Lima”.

Ponte de Lima
BARCO DE “ÁGUA ARRIBA” JÁ NAVEGA NO RIO LIMA – ®DR

Para o autarca, este projeto resulta de um “encontro de vontades”, dado o facto de “o Rio Lima ser desde a altura do Foral, a alma de um povo”.

“Ponte de Lima” é o nome da embarcação que” pretende potenciar o turismo náutico, componente que “tem uma importância muito grande do ponto de vista da atratividade e da competitividade turística do concelho”, afirmou Victor Mendes, dando relevo à “função também pedagógica [da embarcação], nomeadamente com as nossas crianças e com as nossas escolas”.

Segundo o Presidente do Município, “o Rio Lima é inquestionavelmente um recurso que pode e deve ser rentabilizado a favor da nossa economia, e nomeadamente do desporto e do turismo náutico”. Esta é uma forma de “homenagear as gentes da Ribeira Lima, e dar a conhecer às gerações mais novas, o património local”, concluiu.

Os construtores e o autarca limiano, mostraram vontade em encarar o desafio de “proporcionar formação aos cidadãos que manifestem vontade e o desejo de dirigir, de uma foram segura, este tipo de embarcações para que no futuro possam existir mais na paisagem do Rio Lima”.

 

 

 

 

 

Fonte: CMPL