Symbol(ic) Prince – A Festa tributo do Hard Club a um grande ‘génio’

O Hard Club abre portas já esta quinta-feira, dia 5 de setembro, às 22h, para um tributo de vários músicos ao génio que imortalizou "Purple Rain" e tantos outros clássicos. Este tributo antecede a estreia da exposição "Prince: As Never Seen Before" by Steve Parke (fotógrafo e diretor artístico de Prince), a 12 de setembro, em Gaia.

Hard Club
SYMBOL(IC) Prince - Fred Ferreira & Friends - ®DR

 

SYMBOL(IC) Prince – Fred Ferreira & Friends irá contar com djset de Kalú dos Xutos & Pontapés e atuações de vários músicos convidados, como GON, Kalú, André Indiana, Nick Nicotine, Alex D’Alva Teixeira, entre outros. Esta festa será um aperitivo de tudo o que pode ser visto, já a partir de 12 de setembro.

A 12 de setembro, no ArrábidaShopping (Vila Nova de Gaia), será inaugurada a exposição “PRINCE: As never seen before by Steve Parke”que conta com mais de 50 fotografias inéditas, em Portugal, de Prince da autoria de Steve Parke, diretor de arte do músico durante 13 anos, numa parceria com a Iconic Images, uma das mais conceituadas agências de gestão de arquivos fotográficos do mundo,que após o enorme sucesso da exposiçãoIconic Bowie, no ano passado, partilha agora, em imagens, alguns dos melhores momentos de Prince.

A exposição conta com a co-curadoria de Ana Moura, fadista e artista amiga de Prince, que é também o destaque principal do cartaz musical paralelo da mostra. Para o dia da inauguração (12 de setembro), está prevista uma atuação num registo de conversa cantada em tom intimista de algumas versões de Prince, assim como a partilha de histórias. Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, crítica de arte, autora de livros e curadora que trabalha com a Iconic Images, será outra das participantes neste primeiro dia.

Ana Moura, como co-curadora afirma: “O ArrábidaShopping vai ter um programa dedicado ao Prince. A partir de setembro vão poder ver a exposição, com uma seleção de fotografias raras e inéditas. Vão existir também momentos musicais, filmes, histórias e algumas surpresas preparadas por mim. Vamos celebrar esta grande lenda da história da música.”.

As fotografias que integram a exposição são da autoria de Steve Parke e fazem uma “viagem” pelos férteis anos 90, apanhando alguns períodos mais icónicos da carreira de Prince Roger Nelson.

“A exposição revela o lado mais íntimo e sedutor do lendário músico de Minneapolis: criativo, brincalhão, irreverente, extrovertido, mas também terno e um génio introspetivo. Este é o resultado da relação única entre Steve Parke e o cantor. Ele trabalhou lado a lado com Prince ao longo de 13 anos como diretor de arte no seu estúdio em Paisley Park ”, refere a Curadora Cristina Carrillo de Albornoz.

Steve Parke é um fotógrafo, ilustrador e designer premiado. Durante 13 anos trabalhou para Prince como seu diretor de arte na casa-estúdio Paisley Park, criando e desenhando tudo, desde capas de álbuns e guitarras de pintura manual, até merchandising e desenho de tours e vídeos, entre outras tarefas improvisadas. O trabalho fotográfico que realizou com Prince foi publicado em várias revistas reconhecidas internacionalmente, como a People, a Rolling Stone e a Vogue e em livros como Prince Stories, do Purple Underground.Em 2017 publicou o livro de sua autoria Picturing Prince: An Intimate Portrait by Steve Parke. No dia da inauguração da exposição, dia 12 de setembro, Steve Parke estará presente para a apresentação e lançamento deste livro, em exclusivo, na Almedina ArrábidaShopping em Portugal.

Durante os dois meses da exposição “PRINCE: As never seen before by Steve Parke “são vários os momentos de festa e celebração previstos no cartaz da programação paralela: Prince Tribute, uma festa e tributo de vários músicos com coordenação de Fred Ferreira, numa co-produção com o HardClub Porto (dia 5 de setembro), presença do fotógrafo Steve Parke e lançamento do Livro/Catálogo Picturing Prince: An Intimate Portrait by Steve Parke,exibição em sala UCI Arrábida 20 de títulos com Prince que prometem fazer reviver filmes marcantes em grande écran, a par de outros momentos musicais com Ana Moura e outras surpresas.

Para Paulo Valentim, director do ArrábidaShopping, “após o enorme sucesso da exposiçãoIconic Bowie, continuamos apostados em surpreender os diversos públicos que nos visitam com experiências multissensoriais: fotografia, música e cinema. Durante dois meses, e sob o mote Prince, o ArrábidaShopping voltará a ser uma casa de “portas abertas” às múltiplas formas de arte e do espetáculo.”

Esta mostra apresenta fotografias do acervo da Iconic Images de Prince e estará pela primeira vez em Portugal, de 12 de setembro a 2 de novembro, no ArrábidaShopping.

 

Ficha técnica da exposição

Entrada gratuita
De 12.09 a 02.11.2019
Horário:
Segunda a domingo: 9:00 às 23:00 Sexta e sábado: 9:00 às 24:00