O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa está aí

Realiza-se de 6 a 8 de setembro o 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa, onde não irão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate será o protagonista.

Santiago do Cacém
5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa - ®DR

 

Esta iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia. O Festival é promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL

Santiago do Cacém
5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa – ®DR

Remonta ao final do século XVI o protagonismo deste fruto que rapidamente foi introduzido na cultura gastronómica portuguesa.

Na região de Alvalade o cultivo de tomate começou em 1959, tendo a sua produção atingido, nos anos de 1973 a 1975, o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A estes dados não será alheio o facto de em 1962, ter entrado em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. De salientar que atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura, ao clima e aos solos bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

Nesta 5ª edição do fruto que comumente é apelidado de legume, participam os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa e a Casa das Bifanas O Messias.

Do Festival do Tomate faz também parte a animação musical que estará a cargo de  Cláudio Rosário, dia 6, e de Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

Santiago do Cacém
Restaurantes participantes – ®DR

 

 

 

Fonte: CMSC