Comemorações do 5 de Outubro na cidade do Porto: recriação histórica no Clube Fenianos Portuenses

A 5 de Outubro, o Clube Fenianos Portuenses celebra a Implantação da República pela primeira vez na cidade do Porto e, pelas 16 horas, a varanda do icónico nº 29 da rua homónima serve de palco a uma recriação histórica do discurso de proclamação de 1910.

Porto
Recriação histórica no Clube Fenianos Portuenses - ®DR

 

As celebrações têm início às 14h30 na Biblioteca do Clube, com uma conferência dedicada ao tema “O advento do Republicanismo em Portugal”, a cargo de Teresa Nunes, da Universidade de Lisboa, seguindo-se “Fenianos, um Clube Republicano?” com Cristina Mouta. A recriação do discurso de proclamação acontece na varanda do Salão Flamingo pelas 16 horas e a celebração encerra, às 16h30, no Salão Nobre, com “As músicas da República e outras músicas”, interpretadas pela Invicta Big Band.

O programa, de acesso livre, destina-se a abrir as portas de uma das mais icónicas instituições da cidade do Porto, numa data que representa um enorme simbolismo na história daquele Clube. Para Vítor Tito, Vice-Presidente do Clube Fenianos Portuenses, “num ano em que os discursos estão ausentes das celebrações oficiais, entendemos que a evocação da República deve manter o seu simbolismo e, por isso, preparamos um programa que dá à cidade do Porto uma recriação histórica e momentos de reflexão e de cultura que estão no ADN desta instituição, de uma forma tão marcada, desde a sua fundação em 1905 com os valores republicanos”, refere.