“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República” do Museu do Brincar

“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República” do Museu do Brincar é o titulo da exposição que o Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso, acolhe de 4 de outubro a 4 de dezembro.

Museu do brincar
A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República - ®DR

 

A iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem como objetivo assinalar mais um aniversário da implantação da República no nosso país (5 de outubro de 1910). A abertura está marcada para as 15h00 da próxima sexta-feira, dia 4 de outubro.

A exposiçã“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República” apresenta um conjunto de peças que se reportam de finais do séc. XIX até aos anos 30 do séc. XX com forte incidência sobre os hábitos e tradições da criança portuguesa.

Da escola ao recreio, do seu quarto às brincadeiras de rua, passando pelas férias na praia. Trata-se de uma exposição diversificada que relata o dia-a-dia da criança enquanto “lá fora” os adultos faziam revoluções e se envolviam na vida política.

Não se trata de uma visão política impercetível para a criança do pré-escolar e 1º ciclo, mas um conjunto de objetos e mensagens icónicas próximas do seu universo do brincar e das vivências atuais, permitindo-lhe quantificar as diferenças entre esse período e a atualidade. Uma exposição promotora do imaginário da criança através da viagem temporal que é proposta pelo acervo e informação disponível.

 

“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República”

De 4 de outubro a 04 de dezembro no Centro Interpretativo Maria da Fonte, em Póvoa de Lanhoso

Horário: Segunda a sexta-feira: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30

Telefone de contacto: 253 639 798

Para marcações de visitas fora do horário de funcionamento, utilizar o E-mail: [email protected] 

 

 

 

 

Fonte: CMPL