“O Processo Criativo de Maria Keil”: uma exposição de inéditos de Maria Keil

A exposição “O Processo Criativo de Maria Keil” abarca o percurso criativo de Maria Keil, com a apresentação de inéditos do seu espólio pessoal. A inauguração será dia 9 e contará com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Galeria Municipal de Arte, em Barcelos
O Processo Criativo de Maria Keil - ®DR

 

Com um contributo assinalável no processo de mudança operada na arte portuguesa no século XX, Maria Keil, tem uma obra extensa e plena de diversidade tendo deixado um legado onde a beleza, a sensibilidade e o humanismo saltam à vista. Pertencendo à segunda geração de pintores modernistas, a arte e a intervenção cívica andaram sempre de mãos dadas, tendo sido uma mulher combativa, defensora de valores democráticos e progressistas.

Maria Keil  é reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte contemporânea portuguesa tendo uma vasta obra nas áreas da pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, do teatro, figurinos e cenografia.

As suas obras refletem a sua evolução como artista, o processo criativo multidisciplinar em que os seus objetos fazem a ponte com o design industrial.

A mostra deMaria Keil resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos e o IPCA, no ano em que a instituição comemora 25 anos de existência.

“O Processo Criativo de Maria Keil” estará patente de 9 de outubro a 17 de novembro, na Galeria Municipal de Arte, em Barcelos.

 

 

Fonte: CMB