
A Cherovia, produto endógeno da região, também conhecido como Pastinaca, é um tubérculo com a forma de uma cenoura e a cor do nabo, rica em vitamina C, potássio, fósforo e magnésio, que tem vindo a ganhar importância na gastronomia.
Muito utilizada em sopas e saladas, é também servida frita ou em puré, sendo já reconhecidos os inúmeros benefícios deste tubérculo para a saúde, nomeadamente, o melhoramento do trânsito intestinal, a redução do risco de desenvolver diabetes do tipo 2, reforço do sistema imunitário e a melhoria da sua saúde a nível cardiovascular.
Assim e na sequência do “Festival da Cherovia”, que decorreu de 19 a 22 de setembro, na cidade da Covilhã, o Chef André Oliveira, responsável pelo restaurante e bistrô bar do Puralã, – Wool Valley Hotel & Spa, concebeu um menu em homenagem a este “legume do antigamente”, composto por Sangria de Cherovia como aperitivo, duas entradas à escolha (Pastel de Cherovia com Cogumelos, Mozarela e sua compota ou um Creme de Couve Flor e Patanisca e Pistacho). Para prato principal, Tempura de Truta e Cherovia com Mil Folhas de Legumes ou Coxa de Pato Confitada com Mo-lho Agridoce e Polenta de Cherovia e Vegetais.

Para a sobremesa, o Chef, apresenta um Petit Gateau de Queijo da Serra com Compota de Cherovia e Sorbet de Limão ou um Quindim de Cherovia com Creme Brulée de Amêndoa e Gelado de Framboesa.

Dos vinhos que compõem a carta, a sugestão recaiu no Beyra Reserva Branco ou na Sangria de pastinaca.
O valor do menu, por pessoa são 19€ e inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa à escolha.