Braga nomeada Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2020

Braga foi esta terça-feira, nomeada Capital da Cultura do Eixo Atlântico para 2020. A arte urbana, a Bienal de Ilustração, o Jazz e um festival de música contemporânea serão alguns dos eventos que terão lugar, no próximo ano, entre 8 de fevereiro e 28 de novembro.

Braga
Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2020 - ®DR

 

O Município de Braga apresentou esta Terça-feira, 8 de Setembro, na cidade galega de Sarria a versão final da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico que irá acolher no decorrer do próximo ano. Na mesma reunião, Lídia Dias foi nomeada presidente da Comissão Executiva do Eixo Atlântico para a Educação e Cultura, passando a coordenar os trabalhos deste grupo temático.

Neste encontro, que reuniu os representantes dos diversos municípios do Norte de Portugal e da Galiza que integram o Eixo Atlântico, foram ainda discutidos o novo modelo a adoptar pela XIII Bienal de Pintura, o Seminário de Intercâmbio de Experiências de Educação e a VII Mostra Musical do Eixo Atlântico.

No que respeita à programação da Capital de Cultura do Eixo Atlântico, que decorrerá entre 8 de Fevereiro e 28 de Novembro de 2020, foram apresentadas as acções previstas. Certo será o regresso do jazz a Braga, numa das iniciativas propostas, além de um evento centrado exclusivamente na arte urbana, que tem como pretensão levar a Cultura às periferias. Entre as propostas apresentadas está também o Noroeste – festival de música contemporânea de raiz, que tem como objectivo criar pontes entre as sonoridades de ambos os lados do rio Minho, e a Bienal de Ilustração, que será exclusiva para jovens provenientes dos municípios do Eixo Atlântico.

O Município de Braga tem ainda como propósito criar um legado permanente desta “capitalidade” através da criação de um mural devotado ao Eixo Atlântico, além de uma galeria onde estarão expostas todas as obras premiadas das sucessivas edições da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

A vereadora da Cultura reforçou a ideia de que o Município de Braga pretende afirmar a Cultura como “prioridade no âmbito da acção municipal”, opção confirmada pela “declaração de Braga como Cidade Media Arts da UNESCO” e pela “ambição de ser Capital Europeia da Cultura em 2027”.

“O acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico torna-se um passo determinante no processo de envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural, além de contribuir para fortalecer os nossos vínculos com os 34 municípios que constituem esta rede”, acrescentou.

Recorde-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular constitui uma Associação transfronteiriça de Municípios, de direito privado, sem fins lucrativos que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Esta associação baseou-se no Convénio-Marco sobre cooperação transfronteiriça entre comunidades ou autoridades territoriais de 1990. Neste momento, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, preside à Assembleia Geral do Eixo Atlântico.

 

 

 

 

Fonte: CMB