Arquitetura contemporânea da Região Norte é mais um trunfo para a atração turística

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura assinaram esta quinta-feira um protocolo de colaboração para a promoção da Arquitetura e da região, tendo em vista a qualificação do destino e do produto turístico.

Turismo do Porto
Turismo do Porto e Norte assinou protocolo de cooperação com a Casa da Arquitectura - ®DR

 

Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, realçou a riqueza do património arquitetónico da região. “Temos no nosso território dois Pritzker, o mais conceituado prémio internacional de arquitetura, e muito bons exemplos ao nível do património edificado. Desafiamo-nos a concretizar esse grande desígnio que é a gestão do destino. Esta é mais uma prova de como é possível, com estratégia e os parceiros certos, desenhar projetos e ações de distribuição dos fluxos turísticos pelo território”, disse.

Sublinhando as vantagens deste tipo de acordos de cooperação intersectorial com stakeholders que partilhem os mesmos objetivos de qualificação e de promoção do destino, Luís Pedro Martins referiu que o protocolo hoje assinado “contribuirá para a melhoria da qualidade do produto turístico cultural através de um adequado aproveitamento da oferta da arquitetura contemporânea”.

Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, enalteceu “esta cooperação institucional pela promoção da Arquitetura enquanto fator de atração do território português, aproveitando a notoriedade internacional que a arquitetura portuguesa tem, assim como a riqueza do património arquitetónico contemporâneo”.

Turismo do Porto
Turismo do Porto e Norte assinou protocolo de cooperação com a Casa da Arquitectura – ®DR

A CA é uma instituição portuguesa, sem fins lucrativos, de carácter cultural, constituída na base de uma parceria estabelecida entre diversas entidades públicas e privadas. Tem como objetivos, entre outros, a promoção e divulgação da arquitetura em geral e das coleções, acervos e espólios por si adquiridos.