CCDRC PROMOVE, EM COIMBRA, CURSO DE ECONOMIA CIRCULAR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e com o apoio do Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água do governo Holandês e do Instituto Pedro Nunes (IPN), vai organizar um Curso de Outono de Economia Circular, de 15 a 18 de outubro, em Coimbra.

CCDRC
CCDRC PROMOVE, EM COIMBRA, CURSO DE ECONOMIA CIRCULAR - ®DR

 

A sessão de abertura, que terá entrada livre, realiza-se amanhã, dia 15 de outubro, pelas 09h00, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra e conta com as presenças de Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC, de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, de​ Teresa Mendes, Presidente do IPN e do representante do Governo Holandês.

O Curso de Outono de Economia Circular, que conta com a presença de mais de setenta participantes nacionais e internacionais, tem como objetivo principal a partilha dos conhecimentos e a disseminação das boas práticas sobre as temáticas subjacentes ao conceito de Economia Circular.

Inserido nos trabalhos desenvolvidos pela Agenda Regional de Economia Circular que a CCDRC tem levado a cabo no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, tem como destinatários os profissionais de entidades públicas que desenvolvam projetos na área de Economia Circular e/ou tenham interesse em explorar este conceito, assim como os estudantes de pós-graduação em áreas próximas ao tema nuclear do Curso.

Este curso propõe aos participantes adquirirem conhecimentos e ferramentas necessárias para potenciar práticas circulares no seu quotidiano e no seu trabalho que facilitem a transição da região e do país para uma economia circular.

A sessão de encerramento, que também será aberta ao publico, decorrerá no próximo dia 18 de outubro, pelas 10h30m no auditório do edifício D do IPN e contempla a apresentação de projetos e empresas do IPN a desenvolver trabalho no âmbito da economia circular e uma apresentação por Cillian Lohan, membro do Comité Europeu Económico e Social.

A sessão inclui ainda a conferência final do curso, que será proferida por Helena Freitas, docente na Universidade de Coimbra e membro integrante do Conselho de Missão para a adaptação às alterações climáticas.