Portugal perde frente à Ucrânia e fica obrigado a ganhar os próximos jogos

Portugal teve na Ucrânia o teste mais difícil na fase de apuramento para o Euro2020 de futebol.

Portugal vs Ucrânia
CRistiano Ronaldo marcou o seu 700º golo apesar de Portugal ter perdido a partida - ©Joaquim Machado

 

A Ucrânia que se tem mostrado implacável no Grupo B, inaugurou o marcador aos seis minutos, na sequência de um canto marcado por Marlos. Yaremchuk, o ponta de lança, cabeceou para o fundo das redes de Patrício, colocando Portugal em desvantagem no encontro.

Portugal tentou responder e conseguiu algum espaço, mas a Ucrânia explorava as fraquezas defensivas de Portugal e, aos 27 minutos, num contra-ataque, Yarmolenko aumentou a vantagem para 2-0.

Portugal foi subindo no terreno, mas todas as bolas eram defendidas pelo guardião ucraniano. Os campeões da Europa em título foram para o intervalo a perder.

Portugal vs Ucrânia
Pyatov defendeu tudo o que havia para defender …. menos a grande penalidade convertida por CR7

A segunda parte, começou com a entrada de João Félix, que substituiu Gonçalo Guedes. Portugal surgiu com mais intensidade e Ronaldo, por duas vezes, assustou o guardião Pyatov. Fernando Santos fez nova alteração à equipa, fazendo entrar Bruno Fernandes.

Aos 66 minutos, Bruno Fernandes teve uma oportunidade para empatar a partida, mas Pyatov estava em noite sim. Logo a seguir, Fernando Santos esgotou as substituições, trocando João Mário por Bruma.

Aos 71 minutos, Stepanenko corta um remate de Bruma com o braço e o árbitro Anthony Taylor, marcou grande penalidade, mostrando cartão amarelo ao jogador que foi expulso por acumulação de amarelos.

Ronaldo, converteu a grande penalidade, reduzindo a desvantagem para Portugal, relançando o jogo para os minutos finais.

Já nos minutos finais, Danilo ainda atirou à barra e Ronaldo também esteve perto do empate, mas a baliza ucraniana estava muito bem defendida por Pyatov, que esteve imparável, mantendo a Ucrania na frente.

Com este resultado (2-1), a Ucrânia vence o grupo B e assegura a qualificação para o próximo campeonato da Europa.  Já Portugal vai precisar de ganhar os dois próximos jogos para conseguir o apuramento.

Ronaldo, neste jogo conseguiu mais um recorde na sua carreira, ao marcar o 700º golo da carreira e o 95.º na Seleção.