Desvendado o programa das Festas de Torres Vedras

Decorreu ontem (22) no restaurante Alqueire do Chef Miguel Gameiro, em Lisboa a apresentação das Festas da Cidade de Torres Vedras, que irão acontecer de 26 de outubro a 11 de novembro e que de acordo com Carlos Bernardes, presidente da edilidade, promete unir cultura, provas de vinho, gastronomia e desporto em torno da tradição desta região.

Torres Vedras
Desvendado o programa das Festas de Torres Vedras - ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

 

Sempre com o objetivo de dinamizar o concelho, as festas de Torres Vedras irão ter pela primeira vez, este ano uma recriação etnográfica dos hábitos e costumes relacionados com a festa de final das vindimas apelidada de “adiafa das vindimas”.  A apresentação terá lugar junto ao Mercado Municipal, seguindo em cortejo até ao Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, onde terá lugar o Encontro de Folclore do Concelho.

Outra das novidades das festas deste ano, é o fórum “Reserva”, que aposta essencialmente na inovação da gastronomia. Para isso o fórum contará com a presença de chefs que ao longo de três dias, vão criar alguns pratos, utilizando produtos locais, considerados de excelência nos mercados nacionais e internacionais como refere Carlos Bernardes “hoje, diria que Torres Vedras é a horta de Portugal e uma das hortas da Europa, na medida em que abastecemos grande parte do mercado nacional e internacional de produtos frescos, nomeadamente legumes – um dos principais ativos do nosso território- para o podermos mostrar contamos com a fusão entre a criatividade dos chefs e a componente dos produtos endógenos”.

Isabel Silva, responsável por este projeto, explicou que “a escolha do nome Reserva foi com a intenção de pedirmos às pessoas para reservarem a data, para aparecerem, para conhecerem os nossos produtos e os degustarem. Teremos muito gosto em receber todos os que tiverem curiosidade de provarem os petiscos que os chefs vão confecionar.”

Torres Vedras
Carlos Bernardes apresenta o programa das Festas de Torres Vedras – ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

Também, os melhores néctares da região vão estar no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições.  O evento vai promover o trabalho dos produtores locais, mas também dar a conhecer iniciativas e projetos inovadores associados ao vinho e à vinha.

Carlos Bernardes aproveitou para fazer uma pré-apresentação do guia de enoturismo, referindo “entendemos que a componente do enoturismo é fundamental para o desenvolvimento integrado do próprio território. Começámos a trabalhar no âmbito da Cidade Europeia do Vinho com três unidades de enoturismo. Hoje, já são cerca de 10 unidades. É um trabalho, que pretendemos continuar e consolidar”.

Torres Vedras
O Acordeão também esteve presente na apresentação – ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

As Merendas do Acordeão, que integram o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, estendem-se, como habitualmente, pelos espaços de convívio, como cafés, bares, tascas, restaurantes e hotéis. Nas Merendas do Acordeão, poder-se-á disfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores nacionais e internacionais.

O espaço das “tasquinhas” o festival do pastel de feijão e do vinho de Torres Vedras e a mostra de uvada, terá um programa de animação diário, com a atuações de bandas, de ranchos folclóricos e de acordeonistas.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, o Passeio de BTT Rota das Adegas, Passeios Pedestres e a exposição de máquinas agrícolas e respetivo passeio. De salientar o facto destas atividades serem organizadas por associações locais, sintoma da vitalidade do tecido associativo do concelho de Torres Vedras.

Vão ainda passar pelas festas de Torres Vedras a torreense Susana Félix e o fadista Camané que atuarão respetivamente a 30 de outubro e 6 de novembro.

No dia 11 de novembro, data de encerramento das festividades, realizar-se-á, como sempre, a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal em que são atribuídas condecorações aos munícipes que durante o ano se distinguiram em múltiplas atividades desenvolvidas em prol do concelho.

A noite será de festa com a atuação dos Lucky Duckies, que animarão a Grande Final do Festival das Vindimas e a eleição da Rainha das Vindimas 2019.

No final da apresentação feita pelo Presidente da Camara Municipal de Torres Vedras e dos coordenadores das diversas áreas das festas da cidade, foram servidos petiscos tradicionais da região, da autoria do chef Miguel Gameiro.

Torres Vedras
Miguel Gameiro apreseenta os tipicos petiscos torrenses – Aldrabiscas (Armando Saldanha)

Carapaus de escabeche, cachola, arroz de peito e tiborna de bacalhau, foram algumas das iguarias que pudemos degustar, sem esquecer o tradicional arroz doce e as peras em vinho tinto.

O convite para visitar Torres Vedras e as suas festas ficou feito por Carlos Bernardes que deixou um repto “há a noção que Torres Vedras, está a uma longa distancia de lisboa, mas estamos a falar de meia hora de caminho. Às portas de Lisboa, terão a oportunidade de terem ao longo destes dias, um programa diversificado. Venham às nossas festas. Irão gostar!”

Poderá consultar aqui o programa completo das Festas da Cidade de Torres Vedras.