Ciclo “Viva Termas Centro” vai levar animação, cultura e experiências às estâncias termais da região centro

Música, teatro, dança, fotografia, passeios pedestres ou de carros clássicos, showcookings e torneios desportivos são algumas das iniciativas que vão animar as estâncias termais nos próximos dois anos.

Termas do Centro, A origem do bem-estar
Ciclo “Viva Termas Centro” - ®DR

 

A rede Termas Centro vai apresentar no próximo dia 7 de dezembro, a edição do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, para os anos de 2020 e 2021, durante a abertura do Mercado de Natal de Castro Daire.

O “Viva Termas Centro” é um ciclo de animação em rede, promovido pela rede Termas Centro nas suas 18 estâncias termais, que se assume como um produto turístico complementar à oferta terapêutica, sem perder de vista a sua íntima relação com a dimensão de saúde e bem‐estar.

Durante a ação, que decorrerá no Jardim Municipal de Castro Daire, as Termas do Carvalhal darão a conhecer o conceito Termas, aos visitantes do Mercado de Natal, oferecendo-lhes um voucher individual de uma massagem facial, assim como informações sobre a rede Termas Centro.

A apresentação contará ainda com um concerto musical “Poesia com Melodia”, em que serão musicados poemas de poetas portugueses contemporâneos, numa criação do projeto Vitor Blue. Antes do concerto, será exibido um ‘teaser’ em formato vídeo, que revelará a nova imagem do ciclo “Viva Termas Centro” para 2020 e 2021.

As ações programadas para os próximos dois anos são muitas e variadas, indo ao encontro dos interesses e gostos de diferentes gerações de aquistas.

No eixo “Descubra ‐ Uma Rede Cultural”, os destaques vão para “Dança com as Termas”, um circuito de Dança nas estâncias termais; “O Teatro nas Termas”, espetáculos de teatro distribuídos pelas estâncias, em colaboração com várias companhias de teatro sedeadas na região; “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, animação de rua musical com jazz, ao jeito dos anos 20; “Poesia com Melodia”, série de espetáculos em que serão musicados poemas de poetas portugueses contemporâneos; e “Story Telling nas Termas”, atividade dirigida aos mais novos, com ateliês que sensibilizam os participantes para a salvaguarda da água termal.

No eixo “Explore – O Nosso Território e Património”, as apostas incidem nas ações “Atividades ao Ar Livre”, valorizando os circuitos pedestres, com exercício físico acompanhado por um animador; “Rede de Geocaching”, caças ao tesouro que irão permitir a exploração do património natural e cultural envolvente das termas; “Concurso de Fotografia: Vida nas Termas”, ação que pretende estimular visitantes e locais a fotografarem o que mais os inspiram e mais valorizam nas localidades termais; e “Termas Centro Classic Cars”, passeios de carros clássicos nos territórios das termas.

Finalmente, o eixo “Desfrute – Novas Experiências” incide nas ações “Showcooking”, dirigidas por chefs de cozinha reconhecidos; “Funny Cook”, que tem como objetivo sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação saudável, desafiando as crianças a preparar snacks saudáveis de forma divertida, com produtos naturais e endógenos; “Arte Para a Infância”, conjunto de workshops e experiências culturais para famílias; “Termas em Movimento”, ação que visa estimular o físico e o cognitivo entre públicos intergeracionais; “Torneios nas Termas”, torneios desportivos não federados nos territórios das Termas; e o “Banho Santo”, iniciativa que tenciona renovar uma tradição antiga em cada uma das estâncias termais, aliando‐a a um conjunto de atividades culturais e visitas aos balneários.

As estâncias termais que integram este projeto são as Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas de Monte Real, Termas de Sangemil, Termas de S. Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, e Termas de Vale da Mó.