Vila Madeiro: Malta de 99 cumpre a tradição

Cumprindo a tradição os jovens nascidos em 1999, voltaram a acender o Madeiro, no Adro da Igreja Matriz, com a ajuda da população de Penamacor, a carismática Vila Madeiro.

Penamacor, Vila Madeiro
Penamacor a Vila Madeiro ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Todos os anos, com o aproximar do Natal, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja é ateado ao cair da noite do dia 23.

Nesta noite, como já vem sendo hábito, o adro da igreja matriz, transformou-se na sala de visitas de Penamacor onde residentes, amigos e turistas, muitos deles oriundos da vizinha Espanha, se reuniram para assistir ao atear das mais de 150 toneladas de lenha, que foram trazidas e empilhadas naquele local no dia 8 e que, como manda a tradição, ficarão a arder até ao dia de Reis.

Antes da queima do madeiro, houve animação de rua, com os Tok´Avakalhar, Trovadores da Beira, Pedro Domingues and Friends e as Mascotes do Natal, para além do concerto com os GOSPEL COLLECTIVE.

Durante o dia os visitantes, puderam visitar o mercado de Natal e assistir a um workshop de cultura e gastronomia subordinado ao tema “Sabores de natal na memória de Penamacor” dirigido pelo Chef Valdir Lubave.

A animação prolongou-se pela noite fora, com a população e visitantes numa alegre confraternização, ao redor do Madeiro já bem acesso.