Maratona de Cantares ao Desafio no Castelo de Lindoso

O Castelo de Lindoso acolhe no próximo dia 28 de Dezembro, a partir das 15h, aquela que será a primeira maratona de Cantares ao Desafio realizada na Região.

Maratona de Cantares ao Desafio - ®DR

 

Pelo palco é esperado que passem cantadores de todas as idades e alguns dos “nomes maiores” da atualidade na arte das desgarradas, sempre acompanhados pelo som das concertinas. Um dos pontos altos do evento será uma missa cantada ao toque da concertina e a bênção dos cantadores que acontecerá, pelas 12 horas, na igreja de São Mamede, junto ao castelo medieval.

O cantar ao desafio é uma cantiga popular em que os cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, normalmente ao som de concertina. Esta tradição é ainda denominada por desgarrada, cantares ao desafio, cantigas ao desafio ou cantigas à desgarrada.

Este encontro, inicialmente previsto para 21 de dezembro mas adiado face ao mau tempo, integra-se na Feira Tradicional – Os Doces de Natal, que decorrerá das 10h às 24h.

A maior concentração de cantadores ao desafio que o concelho de Ponte da Barca  já recebeu, tem organização de Augusto Canário e Valter São Martinho que contam com o apoio da Câmara de Ponte da Barca e da Junta de Freguesia do Lindoso.

Ponte da Barca, Castelo de Lindoso
Programa Maratona de Cantares ao Desafio – ® DR