‘Meet Vincent van Gogh’ o retrato a cores da vida do celebre pintor holandês

Lisboa vai receber, a partir de 28 de fevereiro, a exposição 'Meet Vincent van Gogh', uma viagem que percorre a vida e obra de um dos maiores artistas de sempre, de uma forma criativa e sensorial.

a vida e obra de Vincent van Gogh
'Meet Vincent van Gogh' o retrato a cores da vida do celebre pintor holandês - ®DR

 

Após ter passado por Pequim, Barcelona e Seul, a ‘Meet Vincent van Gogh‘ chega agora ao Terreiro das Missas, em Belém, contando já com inúmeras reservas efetuadas, para os primeiros dias, quer de famílias e visitantes quer de mais de 6.000 crianças de cerca de 100 escolas de Norte a Sul de Portugal.

Depois de conquistar mais de dois milhões de pessoas noutros países, ‘Meet Vincent van Gogh’ dá agora oportunidade ao publico português, de conhecer mais detalhadamente a vida e obra do celebre pintor holandês.

Mais que uma exposição premiada, esta é uma viagem imersiva pela vida de Van Gogh, onde são retratados os seus sentimentos, angústias, amores, pensamentos, em que interagir e tocar é uma obrigação de cada visitante. Ao longo do percurso, são recriados os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, ou o hospital de Saint-Rémy, onde esteve internado, para além de diversas projeções, filmes e fotografias que acompanham o visitante e que o desafiam a testar as suas capacidades artísticas, aplicando as técnicas desenvolvidas pelo pintor, dando umas ‘pinceladas’ ao estilo do artista e ‘restaurando’ os seus quadros, através de pontos interativos.

Resultante de uma parceria entre o Museu Van Gogh e a UAU,  e com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, Lisboa recebe pela primeira vez esta exposição que para  Rita Pinho Branco, diretora de comunicação e marketing, da Associação Mutualista Montepio “constitui uma oportunidade da maior relevância para o cumprimento do objetivo que traçámos de aproximação das pessoas à arte. Enquanto maior associação mutualista do país, assumimo-nos fortemente empenhados no apoio à cultura, na divulgação das diferentes expressões artísticas e na geração de respostas sempre orientadas aos interesses das pessoas. Por isso mesmo, no ano em celebramos 180 anos de existência, entendemos estarem reunidas condições ideais para a concretização de uma experiência cultural tecnologicamente inovadora e que, estamos seguros, garantirá um espetáculo visual e sonoro singular e do maior interesse na descoberta da vida e obra de uma das figuras mais relevantes da história da arte ocidental”.

Tecnologicamente inovadora, a experiência ‘Meet Vincent van Gogh’ disponibiliza a cada visitante áudio-guias gratuitos, em versão infantil e adulta, através dos quais o artista, seus amigos e família revelam excertos da sua vida, retirados da vasta correspondência que o pintor manteve ao longo da vida com os que lhe eram queridos.

Em ‘Meet Vincent van Gogh’ o publico fará parte integrante da vida e dos trabalhos mais famosos do pintor. Não há limites! Cada visitante poderá puxar de uma cadeira e sentar-se à mesa com os Comedores de Batata ou subir ao monte de feno, em Arles. Numa recriação em tamanho real, poderá tirar uma selfie no quarto de Van Gogh, ouvir as histórias por trás das obras e tocar na tinta da sua paleta.

Please, do Touch!