Os 500 Desenhos de Silva Porto

É inaugurada amanhã, 29 de janeiro, às 18h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), a maior exposição de desenhos do pintor Silva Porto (1850-1893), introdutor do naturalismo/impressionismo em Portugal.

SNBA. CML,
Os 500 Desenhos de Silva Porto - ®DR

 

Esta exposição é a primeira que a SNBA prepara em parceria com a CML, no âmbito da programação da Capital Verde Europeia 2020.

A exposição de grande relevância, nacional e internacional, dá a conhecer pela primeira o acervo de desenhos de Silva Porto, o conjunto que o antigo grémio artístico (antecessor da Sociedade Nacional de Belas Artes) adquiriu à viúva de Silva Porto, bem como uma monografia cuidada baseada na tese de mestrado sobre este acervo da investigadora Sara Beirão, que reproduz também a maioria destes desenhos.

 

Sobre Silva Porto (Porto 1850-Lisboa 1893)

Após concluir os estudos na Academia Portuense de Belas Artes, parte em 1873 para Paris como pensionista do Estado em pintura de paisagem, em França, onde participa no grupo em Barbizon, o lugar de nascimento do naturalismo e do impressionismo.

Expõe no salão de 1876 e de 1878 e, após a morte da Tomás da Anunciação, regressa a Portugal em 1879 onde assume a cadeira de paisagem na Academia de Belas Artes de Lisboa. Aqui forma uma nova geração de alunos que aprendem a pintar diretamente no campo e a observar a Natureza no local.

As paisagens que serão apresentadas na Exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes em 1880 introduzem o naturalismo em Portugal. O grupo de pintores seguidores da nova forma de pintar a natureza será conhecido como o grupo do Leão, nome da cervejaria em que reuniam. São, entre outros, Rafael Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Columbano, João Vaz, António Ramalho.