Atletas do ano (2019) consagrados na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal

O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolheu esta quarta-feira (29) a 24.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, este ano subordinada ao tema “Mais Saúde Mais Desporto”.

24.ª Gala do Desporto, Confederação do Desporto de Portugal
24ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Estes prémios, considerados os ‘Óscares do Desporto Português’, destacam os atletas e dirigentes desportivos, e suas conquistas, distinguindo os melhores desportistas da época de 2019, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.

Em ano olímpico, a Confederação do Desporto de Portugal, atribuiu prémios a 35 atletas e 5 equipas, não se esquecendo de quem luta todos os dias por resultados e por levar Portugal pelos quatro cantos do mundo. A nível ético e profissional, a Confederação premiou os melhores dos melhores do desporto em Portugal.

O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira foi eleito o treinador do ano por levar a seleção nacional a alcançar o melhor resultado da sua história, ao alcançar o sexto lugar no Euro 2020.

A seleção de hóquei patins, campeã mundial em Espanha, foi galardoada com o troféu de equipa do ano, enquanto que Mariana Machado, foi distinguida como jovem promessa do atletismo.

De parabéns esteve o judo com dois galardões atribuídos. Jorge Fonseca, campeão do Mundo em -100 kg, foi distinguido como melhor atleta masculino e a judoca Patrícia Sampaio com o prémio de melhor atleta feminina.

Na ocasião, foram ainda reconhecidos e aplaudidos, cerca de 40 títulos europeus e mundiais, nas categorias de juniores e seniores, em individuais e equipas.

O piloto Paulo Gonçalves, vítima de uma queda no Dakar 2020, foi condecorado a título póstumo, com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.

Na cerimónia, Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que tutela a pasta do desporto anunciou que «o Governo decidiu atribuir, a título póstumo, a mais alta distinção desportiva nacional, o Colar de Honra ao Mérito Desportivo», ao motociclista de Esposende, enaltecendo «a marca de água de ética e de altruísmo» de Paulo Gonçalves.

A distinção foi entregue ao presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo, Manuel Marinheiro, em representação do malogrado atleta.

O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP ao Prof. Dr. António Gentil Martins e à Unidade de Medicina Desportiva e de Treino do CAR Jamor.

 

Artigos relacionados:

Paulo “Speedy” Gonçalves condecorado a título póstumo na 24.ª Gala do Desporto, da Confederação do Desporto de Portugal.

Divulgados os finalistas do prémio “Desportistas do Ano”

Até sempre Paulo “Speedy” Gonçalves!

Paulo Gonçalves recebe prémio de Ética no Desporto