Estreia mundial: CUPRA revela o CUPRA e-Racer totalmente elétrico e o CUPRA Leon Competición

A CUPRA quer conquistar as pistas automóveis com duas estreias mundiais, o seu modelo de competição totalmente elétrico, o CUPRA e-Racer, e o CUPRA Leon Competición, que são agora apresentados ao público.

Estreia mundial: CUPRA revela o CUPRA e-Racer totalmente elétrico e o CUPRA Leon Competición
Estreia mundial: CUPRA revela o CUPRA e-Racer totalmente elétrico e o CUPRA Leon Competición - ®DR

 

Os dois modelos de competição prometem trazer uma nova dimensão aos circuitos de corridas, incorporando a Marca CUPRA e tornando-os em automóveis prontos a entrar em pista.

“A CUPRA sempre teve um papel pioneiro no desporto automóvel e foi a primeira a desenvolver a plataforma TCR, e com o CUPRA Leon Competición e o CUPRA e-Racer continuamos a abrir novos caminhos”, afirma o diretor da CUPRA Racing, Jaime Puig. “Ambos os automóveis foram concebidos para competir ao mais alto nível e trazer uma vantagem competitiva às equipas que os vierem a conduzir, tendo sido desenvolvidos especificamente para cumprir os regulamentos e os requisitos técnicos do TCR e do PURE ETCR.”

CUPRA e-Racer
A propulsão elétrica está no centro da estratégia de competição da CUPRA, e os engenheiros da marca desenvolveram o primeiro automóvel de turismo para competição 100% elétrico apto a integrar a tecnologia do futuro.

O CUPRA e-Racer, o primeiro automóvel de turismo para competição totalmente elétrico a nível mundial, é uma realidade. Fornecendo uma potência combinada de 680CV (500kW) de pico e 960Nm de binário através seus quatro motores elétricos e um conjunto de baterias de 65kWh refrigeradas a líquido, o automóvel de competição está pronto para redefinir o desporto motorizado.

Aerodinâmica, performance e design esculpiram a forma do CUPRA e-Racer, a começar pela sua posição mais baixa e mais larga, continuando pelas cortinas de ar laterais do automóvel e introduzindo um inovador sistema de circulação do fluxo do ar pelo para-choques e capô, que permite ao ar mover-se mais suavemente sobre o perfil do veículo e sobre a lateral do mesmo.

O design do CUPRA e-Racer é um equilíbrio entre o ADN da CUPRA e a aerodinâmica, com uma posição mais baixa e mais larga.Enquanto veículo puramente elétrico, a grelha do motor de combustão foi eliminada, transformando-se em vez disso num capô para uma cortina de ar, melhorando o desempenho aerodinâmico. As cavas das rodas foram desenvolvidas para extrair melhor o ar e melhorar a força descendente, enquanto o piso plano por baixo do automóvel ajuda a melhorar a aerodinâmica geral. Cada parte do design do e-Racer teve em conta os fluxos de ar, permitindo que ele se movimente mais suavemente através do perfil do veículo.

Como é elétrico, é necessário menos arrefecimento na parte dianteira, por isso a grelha superior foi integrada e cortada.

A partir de 2021, passará a realizar-se o campeonato PURE E-TCR, um conjunto de corridas concebidas especificamente para automóveis de turismo elétricos. O formato, a duração da corrida e a experiência do piloto e da equipa permitirão verificar como são diferentes as competições com veículos elétricos puros, exaltando a intensidade e o entusiasmo que a tecnologia pode proporcionar.

CUPRA Leon Competición
Quer se pretenda participar no TCR series à volta do mundo ou nas corridas de Endurance, o Cupra Leon Competición foi desenvolvido para competir, não importa em que tipo de pista.

Com base no novo CUPRA Leon, reforçando a ligação entre a estrada e a pista, o Leon Competición incorpora uma carroçaria renovada que traz melhorias significativas na eficiência aerodinâmica, ajudando-a a cortar o ar e a aumentar a força descendente. Uma geometria cinemática completa em ambos os eixos com utilização de componentes leves distribui melhor o peso e uma arquitetura eletrónica específica do CUPRA reduz igualmente o peso, tornando o veículo mais robusto, personalizável e modular.

No coração deste automóvel de competição está um motor turbo a gasolina de 2,0 litros que produz 340CV (250kW) a 6.800rpm e 410Nm de binário ao longo da maior parte da faixa de rotações. Ligado a uma transmissão de corrida sequencial de seis velocidades, pode atingir 100km/h em apenas 4,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 260km/h.

Com um chassis que pode ser ajustado às condições de corrida, as equipas vão-se destacar em cada corrida. O CUPRA Leon Competición incorpora amortecedores dianteiros MacPherson ajustáveis em altura, inclinação e curvatura, enquanto a configuração Multilink traseira permite igualmente ajustamentos na altura, inclinação e curvatura. As barras de rolamento dianteiras e traseiras podem ser ajustadas e trocadas.

Mesmo antes da sua estreia mundial, o CUPRA Leon Competición já estava a estabelecer novos standards, tendo aberto reservas para pré-compra online no final de 2019 – foi o primeiro automóvel de turismo de competição a oferecer este serviço. Todos os automóveis pré-reservados serão entregues exclusivamente na sede da CUPRA a partir de abril.

A CUPRA está no centro das séries TCR e PURE ETCR, desenvolvendo veículos especificamente para competir em ambas as categorias, sendo um dos principais fabricantes tanto de modelos a combustão como de motores elétricos.

O CUPRA e-Racer e o CUPRA Leon Competición fazem as suas estreias mundiais na inauguração da CUPRA Garage, no dia 20 de fevereiro.

Estreia mundial: CUPRA revela o CUPRA e-Racer totalmente elétrico e o CUPRA Leon Competición
Estreia mundial: CUPRA revela o CUPRA e-Racer totalmente elétrico e o CUPRA Leon Competición – ®DR

 

CUPRA e-Racer

Motores2×2 fluxo axial
Bateria65kWh
Potência máxima680CV
Binário máximo960Nm
0 aos 100 km/h3,2 segs
Velocidade máxima270km/h

 

CUPRA Leon Competición

Motor2.0 TFSI
Cilindros/Válvulas4-cil – 16v
Cilindrada1.984cc
TransmissãoHewland seis velocidades sequenciais
Potência máxima340CV
Binário máximo410Nm
0 aos 100 km/h4,5 segs
Velocidade máxima260km/h