FUNDAÇÃO AIP CONFIRMA REALIZAÇÃO DA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

A FUNDAÇÃO AIP anuncia que apesar das circunstâncias inerentes ao COVID 19, e depois de auscultar diferentes stakeholders da Bolsa de Turismo de Lisboa decidiu manter a realização do evento agendado para os dias 11 a 15 de março.

FUNDAÇÃO AIP CONFIRMA REALIZAÇÃO DA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
FUNDAÇÃO AIP CONFIRMA REALIZAÇÃO DA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA - ®DR

 

De forma minimizar os possíveis impactos inerentes a este vírus, a organização anuncia igualmente a implementação de um Plano de Mitigação de Riscos, tendo em conta as orientações da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde, das quais se destacam:

  • Informação sobre os cuidados a ter em locais visíveis nos pavilhões
  • Dispensadores com gel desinfetante à entrada e no recinto
  • Posto Médico avançado com médico e enfermeiro em permanência
  • Uma área de isolamento com respetivo circuito e protocolo de evacuação
  • Comunicação de informação e boas práticas a seguir, junto dos colaboradores do Grupo Fundação AIP de forma a minimizar o potencial risco associado ao desempenho das suas funções

A organização da BTL está firmemente empenhada com a realização de mais uma edição de grande sucesso, comprometendo-se a adotar, em articulação com as entidades competentes todas as medidas que venham a ser consideradas necessárias para assegurar a segurança dos expositores e visitantes.

Com base num inquérito realizado na última edição da BTL por uma entidade externa, 96% dos participantes referiu que a BTL é o maior e melhor evento do setor do Turismo realizado em Portugal. O mesmo setor representa atualmente 14,6% do PIB e 9% do emprego, segundo dados de 2018 do Instituto Nacional de Estatística.  Por outro lado, uma parte significativa dos negócios de venda do Destino Portugal são sinalizados, negociados e concretizados durante a BTL.  Neste momento, fruto da grande atratividade do destino Portugal, o Programa de Hosted Buyers da BTL conta com mais de mil reuniões agendadas e a presença confirmada de mais de 290 buyers convidados.

Na presente edição estão inscritos cerca de 1500 expositores de 67 destinos internacionais e que apesar das circunstâncias atuais foram registados apenas três cancelamentos.

A BTL apela ao sentido de responsabilidade de todos aqueles que considerem poder ter estado expostos a um potencial risco de contágio, ou em zonas de risco, que se abstenham de participar na edição de 2020 da BTL, contribuindo assim para a minimização dos riscos dos participantes.

Por último importa reter que informação veiculada pela Direção-Geral de Saúde refere” que à data e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, não existem restrições de viagens, comércio ou produtos, e portanto, a decisão de participar ou não em eventos públicos e de massas pertence a cada cidadão”.