Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses

Em 1960, a marca obteve sucesso imediato com este minicarro, imbatível na classe

Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses
Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses - ®DR

 

A engenharia de baixo peso, processo que visa encontrar soluções para tornar os carros mais leves, tem uma longa tradição na Mazda, remontando ao seu primeiro modelo de passageiros: o Mazda R360 Coupé. Com a arquitectura de um pequeno e adorável coupé, o modelo foi lançado há 60 anos, estabelecendo, desde logo, no Japão, uma nova referência entre os microcarros, superando toda a concorrência desde o primeiro dia. Também definiu o ADN da Mazda como construtor de veículos elegantes, eficientes e, acima de tudo, divertidos de conduzir. Existem, por isso, muitos paralelos entre o passado e o presente.

Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses
Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses – ®DR

Pouco conhecido fora do Japão, o Mazda R360 foi um sucesso no seu país de origem. No dia do seu lançamento, em Maio de 1960, venderam-se 4.500 unidades deste primeiro modelo de passageirosda Mazda, proposta que até ao final desse ano conquistaria quase dois terços do crescente segmento denominado “kei car”, bem como mais de 15% do mercado total doméstico.

Foi um momento de evolução para a Toyo Kogyo, nome pelo qual estava, então, registada a Mazda Motor Corporation. Para o até ali fabricante de veículos comerciais, o modelo representou o início de uma nova era de produção de viaturas não convencionais.

Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses
Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses – ®DR

Um best-sellerimediato

O R360 não foi o primeiro “kei car”do mercado, mas tornou-se imediatamente no mais popular, graças ao seu visual elegante, concepção de baixo peso, condução envolvente e preço acessível, ou seja, as mesmas características que definem os actuais modelos Mazda.

Face aos modelos da concorrência com motor a 2 tempos, o R360 destacou-se pela sua elevada eficiência, resultante de um motor a 4 tempos mais silencioso e menos poluente, bem como mais económico, fiável e simples de utilizar. Com 360 cm3, este bloco de 2 cilindros em V desenvolvia uma potência máxima de 16 CV (12 kW), o que não parece muito, mas era suficiente para os magros380 kg de peso do conjunto. A velocidade máxima de 90km/h estava adequada à sua classe, sendo mesmo algo excessiva, tendo em conta o estado das estradas japonesas no início da década de 1960.

Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses
Mazda R360 Coupé: a primeira paixão dos japoneses – ®DR

Ao limitar as dimensões dos veículos deste segmento “kei car”(3 m x 1,3 m), bem como a cilindrada dos motores (360 cc), o governo japonês tinha como objectivo apoiar a sua indústria automóvel, incentivando a criação de modelos acessíveis ao grande público e, assim, satisfazer a enorme procura que começava a registar-se por todo o país.