Vem de França o elogio a Portugal sobre a capacidade de ver o futuro do COVID-19

Num artigo de opinião, a France Inter, uma rádio francesa, publicou um artigo de opinião sobre a forma como Portugal está a lidar com o COVID-19

Vem de França o elogio a Portugal sobre a capacidade de ver o futuro do COVID-19
Vem de França o elogio a Portugal sobre a capacidade de ver o futuro do COVID-19 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

 

Portugal tem sido relativamente poupado à epidemia, os cidadãos estão em isolamento em casa, mas não há sanções, nem documentos oficiais para quem precisa de circular pelas ruas. O comentário, em jeito de elogio, chega da France Inter, que refere tratar-se de uma espécie de mistério português, uma vez que a vizinha Espanha está a revelar dificuldades maiores. “Enquanto Espanha está severamente confinada e o governo decretou o fim de todas as atividades económicas que não são essenciais… Os portugueses estão confinados e os locais públicos fechados, mas não há sanções nem atestados de circulação”, lê-se no artigo divulgado pelo executivedigest/sapo.

A Inter France recorre ainda às palavras do primeiro-ministro António Costa: “Os portugueses são disciplinados, que a repressão é inútil.” para corroborar as medidas decretadas em Portugal.

Contudo, a mesma estação relembra, que também Portugal sofre com a pandemia e que já há mortes a lamentar. À data da publicação do artigo, eram 119 as vítimas mortais em Portugal, o que contrastava, ainda assim, com os mais de 6 mil óbitos verificados em Espanha (tendo em atenção que a população portuguesa é 11 vezes inferior).

Mas quais são, então, os segredos para compreender este mistério? A rádio francesa aponta para a questão geográfica, salientando que Portugal é o único país do continente europeu com apenas um único vizinho, pelo que o encerramento precoce das fronteiras se mostrou eficaz.

Fechar escolas na altura certa e recomendar o isolamento e o distanciamento social numa altura em que o número de casos ainda se podia contar pelos dedos das mãos, foram algumas das medidas tomadas pelos governantes portugueses, baseadas no que estava a acontecer noutros países.

A France Inter elogia ainda a forma como Portugal lida com as crises, comparando uma vez mais com Espanha. Se no país ao lado, há uma crise constitucional na Catalunha, Portugal, emergiu da austeridade com sucesso, com menos cortes na saúde pública e melhor preparados.

A terminar a France Inter deixa uma nota para a generosidade de Portugal. No passado dia 28, foi regularizada a situação de todos os migrantes que tinham pedido autorização de residência e foram renovadas automaticamente todas as autorizações que já tinham expirado.

“Generosidade, mas também medida de saúde pública”, garante o mesmo artigo. Uma vez que esta regularização permite que todas as pessoas tenham acesso ao Sistema Nacional de Saúde.

 

 

 

Fonte: executivedigest/sapo