Novo Barreiro tem projetos de Santiago Calatrava e Saint Germain

O Município do Barreiro tem dois projetos, para a requalificação da Quinta Braamcamp, no seguimento da abertura do concurso público para um novo Barreiro.

Novo Barreiro
Santiago Calatrava e Saint Germain projetam “Novo Barreiro” - ®DR

 

Uma das propostas para o “Novo Barreiro” é da Calatrava Grace LLC, empresa presente em várias capitais mundiais, incluindo Lisboa.

Santiago Calatrava, arquiteto e engenheiro espanhol, ficou conhecido em Portugal pela conceção do projeto da Gare do Oriente, no âmbito da Expo 98.

O outro projeto é da Saint Germain – Empreendimentos Imobiliários, S.A., empresa com sede em Leiria, especializada na compra e venda de bens imobiliários.

O projeto para a requalificação dos 21 hectares de terreno que compõem a Quinta Braamcamp incluiu zonas desportivas, espaços verdes e de lazer num total de 95% da área. Os restantes 5% serão para construção de habitação.

Rui Braga, Vereador do Planeamento da Câmara do Barreiro, considera que “além de muito prestigiantes, estas [propostas] reforçam a nossa convicção de que é possível e desejável devolver a Quinta Braamcamp aos barreirenses. Estamos empenhados na construção de um Novo Barreiro”. Uma cidade de futuro a fim de responder “às necessidades e ambições da nossa população” é a ambição da autarquia.

Ambas as candidaturas apresentaram valores acima dos 5 milhões de euros, valor base do concurso, que vão agora ser analisadas pelo júri do concurso.

 

aNOTÍCIA.pt