A Toyota apresentou hoje o novo SUV compacto – Yaris Cross

A vida urbana apresenta grandes desafios. Quando se trata de conduzir, a cidade é um ambiente em que os condutores apreciam cada vez mais as qualidades robustas e altas de um SUV, mas numa escala adaptada às ruas citadinas e com um importante foco no desempenho ambiental. Ao mesmo tempo, os condutores de hoje querem um veículo que seja distinto e elegante. Que tenha toda a flexibilidade necessária para um estilo de vida ativo.

Toyota Yaris Cross
Toyota apresentou hoje o novo SUV compacto - Yaris Cross - ®DR

Estas, são exatamente as premissas da Toyota ao criar o novo Yaris Cross.

O novo Yaris Cross foi projetado e desenvolvido para a Europa, especificamente para atender aos requisitos e preferências do mercado B-SUV. Será produzido na Europa a partir de 2021, na Toyota Motor Manufacturing France, ao lado da nova geração Yaris.

Um verdadeiro híbrido, um verdadeiro SUV

O novo Yaris Cross baseia-se na forte herança de eletrificação da Toyota com a avançada tecnologia “Full-hybrid”, no design de automóveis compactos e engenharia dos SUV.

A liderança mundial da Toyota na eletrificação, com a tecnologia híbrida, inclui o pioneirismo de disponibilizar um sistema híbrido num carro do segmento B, no Yaris Hybrid original de 2012. A inigualável experiência adquirida pela marca, garante que o novo sistema híbrido de quarta geração do Yaris Cross, oferece desempenho e eficiência excecionais.

Como membro da família Yaris, o Yaris Cross foi concebido sobre a nova plataforma GA-B da Toyota para carros compactos. O Yaris Cross partilha do novo conceito de design e configuração “grande-pequeno” que caracterizou o Yaris original, apresentando um interior espaçoso apesar das dimensões exteriores compactas.

O Yaris Cross é também um SUV genuíno, beneficiando da experiência da Toyota ao criar o conceito SUV há 25 anos com o RAV4 – hoje o SUV mais vendido no mundo – e mais recentemente com a produção do estilizado e altamente eficiente C-HR. Uma posição de condução elevada e a possibilidade de tração integral inteligente AWD-i, reforçam as credenciais de SUV autêntico do Yaris Cross.

O aparecimento do Yaris Cross dará à Toyota uma gama de compactos desportivos que abrange os segmentos B, C e D.

Nova motorização híbrida

O Yaris Cross beneficia da quarta geração da tecnologia híbrida da Toyota. A Toyota foi pioneira no uso de tecnologia Full Hybrid em automóveis do segmento B com a introdução do primeiro Yaris Hybrid em 2012. Desde então, mais de meio milhão foram vendidos na Europa, tornando-se um sucesso, não só como modelo, mas na consciencialização do público relativamente à eletrificação.

A nova geração Yaris e o Yaris Cross são os primeiros modelos a usar o mais recente sistema híbrido da Toyota, desenvolvido diretamente a partir dos propulsores maiores de 2,0 e 2,5 litros usados por novos modelos como Corolla, C-HR, RAV4 e Camry. O Yaris Cross possui um novo motor a gasolina de três cilindros Atkinson de 1.5 litros, projetado com precisão para reduzir o atrito e as perdas mecânicas e otimizar a velocidade da combustão. O resultado é um binário elevado a baixas rotações e excelente eficiência de combustível. A eficiência térmica do motor de 40%, é melhor do que motores diesel comparáveis e garante economia de combustível e baixas emissões de CO2.

O novo sistema híbrido tem uma potência máxima de 116 cv. Atenção especial foi dada à entrega de energia, tornando o sistema muito responsivo e rápido. Em termos de eficiência de emissões, o modelo de tração dianteira apresenta emissões de apenas 120 g / km de CO2 e a versão AWD-i menos de 135 g / km[i]

Plataforma Toyota GA-B

O Yaris Cross, segue o seu irmão Yaris, ao adotar a nova plataforma de veículos GA-B da Toyota. Esta plataforma modular garante um alto nível de rigidez da carroçaria e um chassis equilibrado, tornando o carro ágil.

SUV para aventuras urbanas

Com o Yaris Cross, a Toyota apresenta um SUV autêntico numa escala reduzida, oferecendo aos condutores a posição elevada de condução, versatilidade e espaço interior procuradas num automóvel com dimensões compactas, tornando-o adequado para a condução urbana.

O design evoca as qualidades clássicas dos SUV, com uma carroçaria mais alta e rodas/pneus maiores, que comunicam uma força atlética.

O Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos de 2.560 mm que a nova geração Yaris hatchback, mas é 240 mm mais longo, com 60 mm adicionados à projeção dianteira e 180 mm à projeção traseira, garantindo mais espaço interior. A distância ao solo é 30 mm mais elevada e o veículo é mais alto e mais largo – 90 e 20 mm, respetivamente.

Dimensões Exteriores (mm) Yaris Cross
Comprimento 4.180
Largura 1.765
Altura 1.560
Distância entre-eixos 2.560

Prático e Versátil

Para ser um verdadeiro SUV, a marca deu atenção especial à utilização prática e à versatilidade.

Há uma porta da bagageira elétrica com sensor de movimento, para quando as mãos estão ocupadas. E um estrado ajustável para oferecer a flexibilidade de um compartimento seguro sob piso ou maior espaço para bagagens. Além disso, o estrado pode ser dividido em dois, dando aos clientes maior versatilidade. A bagageira oferece ainda um novo sistema de cinto flexível para segurar objetos durante a condução.

O Yaris Cross é tão espaçoso quanto prático. Com os bancos levantados e a chapeleira no lugar, a bagageira oferece uma grande capacidade. No entanto, se for necessária mais capacidade de carga, os bancos rebatíveis 40:20:40 permitem equilibrar o espaço entre passageiros e carga.

Tração às quatro rodas inteligente

Um dos recursos que define o novo Yaris Cross como um SUV autêntico, é a disponibilidade de um sistema inteligente de tração às quatro rodas – um recurso exclusivo na sua classe para um modelo híbrido.

O sistema AWD-i fornece estabilidade e tração adicionais em condução diária, em condições de piso precárias e em superfícies com baixa aderência. O sistema elétrico, é mais compacto e pesa menos que as unidades AWD mecânicas, ajudando o Yaris Cross Hybrid AWD-i a obter melhor consumo de combustível e emissões de CO2, do que qualquer um de seus concorrentes com tração integral.

Este sistema direciona o binário para o eixo traseiro ao arrancar e ao acelerar. Em condução normal, o Yaris Cross privilegia a tração às rodas dianteiras, mas quando são detetadas condições de baixa aderência, a tração às quatro rodas é ativada automaticamente. Pode ser, por exemplo, em pisos molhados, sob chuva forte, em neve ou em areia.

Sistema avançado de assistência à condução

A base de segurança do novo Yaris Cross é a sua plataforma GA-B, dando ao SUV compacto uma base excecionalmente rígida. Com a intenção de atender aos mais altos e rigorosos padrões dos testes independentes de segurança, o Yaris Cross irá beneficiar dos sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense e das funções avançadas de assistência ao condutor, ajudando a evitar uma ampla gama de situações comuns de acidentes através de informações dadas ao condutor, avisos antecipados e intervenção automática se necessário no sistema de travagem e direção.

Design

O processo de design de Yaris Cross reuniu uma ampla equipa de estúdios na Europa e no Japão. Para descrever suas ideias e inspiração em mais detalhe, abaixo ficam as palavras de um dos membros da equipa – Lance Scott, Diretor Geral de design do estúdio ED2 da Toyota em Nice, França.

“Quando iniciamos este processo, entendemos que, embora o estilo seja o principal motivo de compra no segmento B-SUV, os clientes também um automóvel prático. Não é fácil conciliar, especialmente formato compacto.

Desde o início do conceito de design, tínhamos em mente o cliente europeu, mas precisávamos de entendê-lo melhor. Por isso, saímos e entrevistamos clientes reais para entender o seu estilo de vida, o que eles gostavam, quais eram as suas atividades diárias e como se divertiam.

Após um processo agradável e esclarecedor, voltamos entusiasmados ao projetar um carro que refletisse a sua personalidade e proporcionasse uma combinação vibrante de sofisticação e energia.

Robusto e minimalista

Como equipa, criamos as palavras-chave ‘Robusta’ e ‘Minimalista’, que sentimos que expressariam compacidade e agilidade, além da robustez e força de um SUV.

Quando começamos a esboçar ideias para o exterior, veio à mente a imagem icónica de um diamante. Posteriormente, criamos a frase “diamante ágil” para expressar a imagem forte, forte e premium da pedra preciosa combinada com a personalidade ágil e divertida de conduzir que sentimos e que o carro precisava de transmitir.

Na vista superior, ou visão de helicóptero, cortamos ou raspamos o corpo para nos dar uma forma de diamante que nos permitiu espaço para enfatizar as rodas. Esta forma de diamante combinada com os 4 arrojados guarda-lamas criou uma forma energética que era forte e sofisticada.

Claramente, queremos que o carro seja imediatamente percebido como um SUV, por isso enfatizamos uma maior distância ao solo, um forte eixo horizontal que oferece um ótimo equilíbrio de proporções, grandes arcos quadrados das rodas e, claro, rodas grandes … até 18 polegadas!

Design frontal

O design frontal também foi um aspeto muito importante para nós. Queríamos manter o DNA forte da gama SUV da Toyota, mas, ao mesmo tempo, dar a Yaris Cross uma identidade própria. Na traseira, voltamos a focar em dar ao carro uma boa postura, com os guarda-lamas largos indicando que o Yaris Cross está “plantado” às rodas. A combinação das luzes traseiras horizontais e o vidro traseiro mostram claramente a identidade de família com o Yaris, mas a tampa traseira mais larga e quadrada sugere a maior flexibilidade do espaço para bagagem durante o dia-a-dia.

Para a cor exterior, começamos a pensar em algo que pudesse expressar uma imagem ativa e de alta qualidade que nossos clientes-alvo realmente apreciariam. Olhando para as futuras tendências de cores, podemos ver que há uma tendência crescente para ouro e outros metais preciosos. Mas a marca queria oferecer algo um pouco mais natural e urbano. A adição de um toque subtil de verde à direção do ouro, além de diminuir a saturação da cor para enfatizar a aparência de metal, deu-nos esse apelo urbano, mas ativo, que destacou a forma da superfície do exterior. O resultado final é uma cor que chamamos “Dourado Brass”.

A Toyota espera produzir mais de 150.000 Yaris Cross por ano na fábrica TMMF Onnaing, perto de Valenciennes, em França. Na Europa, a Toyota pretende alcançar uma quota, no segmento B-SUV, de mais de 8%.

_____________________

[i] Valores em ciclo WLTP previstos abaixo de 120 g/km para a tração às duas rodas (2WD) e abaixo de 135 g/km para a versão com tração integral (AWD-i); todos os valores são ainda provisórios e sujeitos a homologação final

 

 

 

aNOTÍCIA.pt