Jardim Zoológico de Lisboa apresenta a sua mais pequena cria

O nascimento de uma cria de golfinho, a escolha do seu nome e o lançamento da segunda temporada do "Encontro com o Biólogo", são algumas das sugestões do Jardim Zoológico de Lisboa no Dia da Mãe.

Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa apresenta a sua mais pequena cria - ®DR

 

No Dia da Mãe, o Jardim Zoológico de Lisboa apresenta um dos seus mais recentes habitantes – uma cria de Golfinho-roaz (Tursiops truncatus). Este pequeno macho nasceu durante a madrugada do dia 28 de janeiro. Logo nas primeiras horas de vida, enfrentou desafios dignos de super-herói, com a difícil tarefa de mamar debaixo de água, enquanto nada.

Inspirados por esta particularidade e de forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico de Lisboa lança, neste Dia da Mãe, a segunda temporada de “Encontro com o Biólogo”. Após o sucesso das primeiras sessões deste programa online, gratuito e dinâmico, que contou com a participação de cerca de 3000 famílias, o Jardim Zoológico promove agora o seu regresso com o tema “Super-heróis da Natureza – especial Dia da Mãe” onde serão desvendadas as crias e progenitoras mais espetaculares do Reino Animal. As surpresas são grandes e nesta sessão poderá conhecer fêmeas que têm a capacidade de parar o desenvolvimento do feto quando, por exemplo, há falta de alimento na natureza, e outras que, na ausência de machos, se conseguem reproduzir assexuadamente, de forma a não colocar em causa a sobrevivência da espécie.

Escolha o nome da cria

Ainda durante este Dia da Mãe, e ao longo de um mês, o Jardim Zoológico promove no seu site oficial uma votação para a escolha do nome desta pequena cria. Tejo, Arade e Troia, são os três nomes em votação e que representam as áreas de distribuição da espécie em Portugal. A crescente degradação do habitat devido à poluição, o consumo insustentável de pescado e o aprisionamento em redes de pesca são as principais ameaças à sobrevivência do Golfinho-roaz. O desaparecimento dos Roazes do Sado constituiria uma grave perda para o ecossistema do qual fazem parte, e para a biodiversidade à escala nacional. Esta é considerada uma população estuarina única.

Valorizar a vida animal, conservar a biodiversidade e educar para a conservação, são algumas das mensagens que traduzem o compromisso do Jardim Zoológico.

Neste Dia da Mãe, visite o site oficial do parque. Conheça esta nova cria e aceite o desafio do Jardim Zoológico. Adote algumas práticas individuais diárias que farão a diferença na conservação não só do golfinho, mas de toda a vida marinha. Está nas mãos de cada um de nós fazer a diferença.

Artigos relacionados:

Jardim Zoológico apresenta Programas Educativos online para escolas

Nesta Páscoa, visite virtualmente o Jardim Zoológico e conheça a cria saída da casca

Este Carnaval, visite o Jardim Zoológico e descubra as novas crias da savana africana e as suas “máscaras”

Cria de Koala nasce no Jardim Zoológico de Lisboa