O português é a língua oficial dos nove países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau. É também língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul. É neste contexto que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
As comemorações oficiais, organizadas pelo Instituto Camões, em parceria com a CPLP, UNESCO e ONU News, tiveram início às 12h00. Incluíram a participação de mais de duas dezenas de personalidades lusófonas que procuraram dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa. A cerimónia comemorativa encerrou com o concerto de vários cantautores oriundos da comunidade de países de língua portuguesa.
Poderá rever o evento comemorativo a partir do canal de YouTube do Instituto Camões.
De salientar que o Dia Mundial da Língua Portuguesa foi ratificado, a 25 de novembro de 2019, pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, na sequência da proposta apresentada por todos os países lusófonos e apoiada por mais 24 Estados.
Sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa
A data foi criada como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.Em 25 de novembro de 2019, a data foi instituída pela UNESCO como Dia Mundial, tornando o idioma português o primeiro no mundo a ter uma data oficial reconhecida pela ONU.
Fonte: CMC