O Exercício da Nato BALTOPS 2020, conta com a participação de Portugal

A 49a iteração do exercício BALTOPS, o principal exercício naval da região do Báltico, irá decorrer no mar Báltico, de 7 a 16 de junho. Meios aéreos e navais de países aliados e de nações parceiras da NATO estarão envolvidos em operações de treino real.

Nato BALTOPS 2020
O Exercício da Nato BALTOPS 2020, conta com a participação de Portugal - ®DR/NATO

As áreas específicas definidas pela NATO para o BALTOPS 2020 incluem operações de defesa aérea, guerra antissubmarina, interdição marítima e de contramedidas de minas.

O exercício tem como objetivo melhorar a flexibilidade e a interoperabilidade entre as forças dos países participantes de forma a fortalecer as suas capacidades de resposta combinada, além de ser uma demonstração da determinação internacional em garantir a estabilidade e, se necessário, a defesa da região do Mar Báltico.

exercício BALTOPS
49a iteração do exercício BALTOPS – ®DR/NATO

No exercício BALTOPS 2020 a Nato envolve a participação de 19 países. Os 17 países aliados e as duas nações parceiras da NATO empenharão 29 navios, 29 aeronaves e cerca de 3.000 militares.

Participam no exercício militares e meios dos seguintes países: Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Letónia, Lituania, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e EUA.

Para garantir a segurança e a saúde dos militares empenhados, o BALTOPS 2020 será realizado em exclusivo no mar. Esta medida de precaução irá permitir que todos os meios aprimorem a cooperação operacional multinacional, garantindo que as suas guarnições pernaneçam saudáveis e prontas a assegurar uma segurança regional contínua.

Iniciado em 1972, o BALTOPS é um exercício anual e é uma demonstração visível do compromisso da NATO em promover a paz e a segurança na região do Báltico, ao possibilitar o treino das forças que mais rapidamente poderão responder em tempos de crise.

BALTOPS
BALTOPS 2020 – ®DR/NATO

Sobre:

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN — em francês: Organisation du Traité de l’Atlantique Nord; em inglês: North Atlantic Treaty OrganizationNATO), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949. A organização constitui um sistema de defesa coletiva através do qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização. A sede da OTAN localiza-se em Bruxelas, na Bélgica, um dos 30 países membros em toda a América do Norte e Europa, sendo que o mais recente (a Macedónia do Norte) concluiu o processo de adesão em 29 de março de 2020. Um adicional de 21 países participam da Parceria para a Paz da OTAN, com 15 outros países envolvidos em programas de diálogo institucionalizado. O gasto militar combinado de todos os membros da organização constitui mais de 70% do total de gastos militares de todo o mundo. Os gastos de defesa dos países membros devem ser superiores a 2% do PIB.

aNOTÍCIA.pt