Universidade de Coimbra recebeu a classificação de “very good” da Comissão Europeia

A Universidade de Coimbra (UC) recebe classificação máxima em diversos indicadores na edição de 2020 do U-Multirank, um ranking da Comissão Europeia que contou com a participação de cerca de 1800 instituições de ensino superior oriundas de 92 países.

Universidade de Coimbra Comissão Europeia
Universidade de Coimbra recebeu a classificação de "very good" da Comissão Europeia - ®DR

A Universidade de Coimbra recebeu a classificação máxima – very good -,  da Comissão Europeia, em 8 dos 39 indicadores, destacando-se nas áreas da Investigação, Transferência de Conhecimentos, Internacionalização e Envolvimento Regional.

A Universidade destacou-se ainda com a classificação máxima nos indicadores relacionados com o número de publicações de científicas, financiamentos competitivos, nas posições pós-doutoramento, nas fontes de financiamento privadas, nas taxas de cursos organizados no âmbito do desenvolvimento profissional contínuo, na mobilidade internacional dos estudantes e no número de licenciados a trabalhar na região.

De referir ainda que a segunda classificação máxima –good– foi atribuída à Universidade de Coimbra em 12 indicadores de avaliação do U-Multirank da Comissão Europeia.

O U-Multirank avalia as instituições em 5 dimensões: Ensino e Aprendizagem, Investigação, Transferência de Conhecimentos, Internacionalização e Envolvimento Regional.

O U-Multirank é uma iniciativa da Comissão Europeia e assume-se como uma alternativa aos rankings universitários mais tradicionais, baseando-se numa abordagem multidimensional das instituições, que permite comparar o seu desempenho em vários indicadores, avaliando-os numa escala que vai de “very good” – muito bom – a “weak” – fraco.

 

Sobre o U-Multirank

Com o apoio da Comissão Europeia, este projeto liderado pelo Centre for Higher Education (CHE) e pelo Centre for Higher Education Policy Studies (CHEPS), desenvolveu uma nova abordagem nos rankings do ensino superior que permite estabelecer rankings personalizados com base em 30 indicadores divididos em 5 áreas de desempenho. Deste modo, o novo instrumento está orientado para diversos interlocutores (estudantes, universidades, entidades políticas, empregadores, etc) uma vez que permite retirar informação adaptada aos interesses de cada um.

Atualmente o U-Multirank conta com a participação de mais de 850 instituições de ensino superior de 74 países, das quais 20 são portuguesas.

O U-Multirank foi lançado a 14 de maio de 2014, em Bruxelas, tendo sido seguido de uma Conferência em Atenas, que decorreu a 10 e 11 de junho de 2014, realizada no âmbito da Presidência grega do Conselho da União Europeia.

 

aNOTÍCIA.pt