Exercício no mar Báltico com 3 mil militares comandado a partir de Portugal

Um dos mais importantes exercícios marítimos com meios reais, na região do Mar Báltico (BALTOPS 2020) a cerca de 3000 km de distância, cujo comando da operação, pela primeira vez, se realiza a partir de Portugal - Oeiras, onde está instalado o novo Centro de Operações Conjunto (Joint Operations Centre) da STRIKFORNATO, já teve início e entra agora na fase da ação.

Exercício no mar Báltico
Exercício no Mar Báltico com 3 mil militares comandado a partir de Portugal - ®DR

O novo Centro de Operações Conjunto da STRIKFORNATO, localizado em Portugal, permite à NATO efetuar uma demonstração de capacidade, interoperabilidade e garantir a flexibilidade entre as forças participantes no Exercício no mar Báltico. Os novos recursos incluem partilha em tempo real de informação em rede, sistemas de compilação do panorama tático e operacional conjunto, comando e controlo aéreos, plataformas comuns de transmissão de imagem e teleconferência de suporte ao trabalho colaborativo, os quais permitem uma excelente interoperabilidade entre os navios no mar e os comandos em terra.

No Exercício no mar Báltico estão 28 navios, 28 aeronaves e cerca de 3.000 militares de 19 países aliados e parceiros da NATO, a realizar exercícios de treino real que incluem operações de defesa aérea, interdição marítima e contramedidas de minas.

Os países presentes nesta 49a iteração são: Canadá; Dinamarca; Estónia; Finlândia; França; Alemanha; Grécia; Itália; Letónia; Lituânia; Holanda; Noruega; Polónia; Portugal; Espanha; Suécia; Turquia; Reino Unido e EUA.

BALTIC SEA
BALTIC SEA (June 8, 2020) Ships from nations participating in exercise Baltic Operations (BALTOPS) 2020 – ®DR

Portugal conta com a participação 15 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, em ações de comando e controlo do exercício. Onze destes militares pertencem ao staff permanente da STRIKFORNATO, e os restantes quatro foram destacados para apoio em áreas de coordenação e gestão técnica. O exercício BALTOPS termina no próximo dia 16 de junho.

Na dependência direta do Comandante Operacional da NATO, a STRIKFORNATO atua como comando de forças conjuntas, centrado em ambiente marítimo, tendo como missão o comando e controlo do sistema de defesa marítima antimísseis da Europa.

 

Artigos relacionados:

Exercício BALTOPS teve hoje início

O Exercício da Nato BALTOPS 2020, conta com a participação de Portugal