Exercício BALTOPS teve hoje início

Começou hoje, dia 7 de junho, no Mar Báltico, a 49a iteração do exercício BALTOPS, um dos mais importantes exercícios marítimos na região do Báltico.

Exercício BALTOPS
Exercício BALTOPS teve hoje início - ®DR

Entre 7 e 16 de junho, meios navais e aéreos de 19 países aliados e nações parceiras da NATO participarão em exercícios de treino real que incluem operações de defesa aérea, interdição marítima e de contramedidas de minas, é o exercício BALTOPS 2020.

Pela primeira vez, o exercício será comandado a partir do novo Joint Operations Centre do Quartel General da NAVAL STRIKING AND SUPPORT FORCES NATO (STRIKFORNATO) sediado em Oeiras, e que se encontra a cerca de 3000 km de distância do Mar Báltico.

Para garantir a segurança e a saúde dos militares empenhados no exercício, no atual contexto da pandemia da COVID-19, não se realizarão atividades em terra, e todos os meios aeronavais do BALTOPS 2020 irão interagir em exclusivo no mar. Esta medida de precaução irá permitir que todos os meios aprimorem a cooperação operacional multinacional, garantindo que as suas guarnições permaneçam saudáveis e prontas a garantir uma segurança regional contínua.

O exercício BALTOPS 2020 é dividido em duas fases de treino no mar: a fase de treino de aperfeiçoamento de combate (CET) mais o treino de integração de forças (FIT) e uma fase final tática (TACEX).

Durante os primeiros seis dias (fase CET/FIT), os navios e aeronaves irão treinar táticas, técnicas e procedimentos comuns num programa de eventos seriados, permitindo que operem como uma força conjunta.

O exercício culminará com a fase TACEX, em que as forças passarão a interagir em modo “free-play”, ou seja de uma forma mais aproximada da realidade em termos de atuação em resposta a um conflito, e os comandantes terão mais liberdade para executar os seus próprios exercícios táticos.

Participam no exercício militares e meios dos seguintes países: Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Letónia, Lituania, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e EUA, com 28 meios navais, 28 aeronaves e cerca de 3.000 militares.

A participação portuguesa conta com 15 militares da Marinha, Exército e Força Aérea em ações de Comando e Controlo do exercício BALTOPS. Onze destes militares pertencem ao staff permanente da STRIKFORNATO e os restantes quatro militares foram destacados durante o período do exercício para apoio em áreas de coordenação e gestão técnica.

O BALTOPS, é um exercício conjunto realizado na região do Báltico desde 1972, focado na área marítima, que reúne países aliados e parceiros da NATO e tem como objetivo aumentar a interoperabilidade e a flexibilidade entre as forças participantes.

aNOTÍCIA.pt