Crocodilo avistado nas águas espanholas do Rio Douro

As autoridades ambientais espanholas procuram um crocodilo, avistado por populares, no Rio Douro entre Simancas e Tordesilhas. Tudo leva a crer que o réptil, de uma espécie "muito agressiva", seria o animal de estimação um morador da região que o terá libertado, quando cresceu.

Rio Douro crocodilo
Crocodilo avistado nas águas espanholas do Rio Douro - ®DR

O Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Civil (Seprona), biólogos e policiais locais, estão a procurar nas margens do rio Douro, entre Simancas e Tordesillas (Valladolid), um crocodilo do Nilo com cerca de 250 quilos.

A operação começou depois que três pessoas terem avistado o réptil, na passada sexta-feira e no sábado numa área conhecida como Pesqueruela. A busca inclui o uso de drones e cerca de 10 especialistas.

As primeiras pessoas a avistar o crocodilo foram duas crianças de 13 anos, que chamaram as autoridades, afirma o El País.

Já no local, a polícia local confirmou a presença do réptil e sendo este um local muito frequentado por pescadores e por banhistas, pediu para todos para saírem da água, sem no entanto revelar o real motivo, para evitar o pânico.

A polícia explica que o Seprona, analisou os dois ninhos encontrados e as mordidas dos restos de peixes que lá encontraram. A análise levou à conclusão que efetivamente se trata de um crocodilo do Nilo.  Os agentes isolaram a área, onde trabalham os biólogos, que não permitem que ninguém se aproxime “porque o barulho pode assustar” o animal.

A área está a ser examinada “com cautela”, por uma equipa de 10 pessoas, que já colocou várias armadilhas, tanto nos ninhos como na água. Foram ainda utilizados Drones para localizar o crocodilo.

As suspeitas dos investigadores apontam para o réptil poder ter sido um “animal de estimação” de algum morador da região, que depois que o ver crescer, o libertou no rio. Outra possibilidade é que tenha escapado de algum lugar onde estava preso.

Os municípios de San Miguel del Pino, Tordesilhas ou Villamarciel publicaram já editais, pedindo à população para evitar aproximarem-se das margens do rio Douro até à captura do crocodilo.

Tordesillas
Edital – ®DR

aNOTÍCIA.pt