Época balnear inaugurada nas praias do concelho de Cascais

A Época Balnear 2020 arrancou este sábado, 6 de junho, com um momento simbólico na Praia do Tamariz, que contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Camara Municipal de Cascais e de outras entidades envolvidas.

Época balnear
Época balnear inaugurada nas praias do concelho de Cascais - ©Bruno Taveira

A abertura da época balnear decorreu no contexto de uma “nova normalidade”. Para tal  foram criados corredores de circulação de acesso à praia e afixadas as novas regras a cumprir.

Utilizar calçado no paredão e nos acessos à praia, manter o distanciamento físico de 2 metros entre pessoas que não sejam do mesmo grupo e 3 metros de distância entre chapéus de sol, são algumas das normas que os banhistas devem respeitar.

A autarquia de Cascais criou ainda um dispositivo de fiscalização e monitorização para acompanhamento da época balnear, de forma a potenciar sinergias ao nível da resposta operacional entre as 21 entidades envolvidas, entre as quais a agência portuguesa do ambiente, forças de segurança e nadadores salvadores.

Este acompanhamento permitirá ao executivo da Câmara Municipal de Cascais ter acesso a informação útil para a tomada de decisões estratégicas.

As praias do concelho vão contar com 90 jovens, de Cascais, que terão como missão sensibilizar os banhistas no cumprimento das regras.

Mais uma vez a época balnear, trouxe novos desafios à autarquia, liderada por Carlos Carreiras. Para ajudar a população a “ir a banhos em segurança”, foi criado um painel online no site do município, que permite saber em tempo real, qual a lotação dos areais.

Assim, antes de sair de casa, as pessoas têm a oportunidade de verificar a lotação das praias e fazer a opção certa.

 

 

aNOTÍCIA.pt