A abertura da época balnear decorreu no contexto de uma “nova normalidade”. Para tal foram criados corredores de circulação de acesso à praia e afixadas as novas regras a cumprir.
Utilizar calçado no paredão e nos acessos à praia, manter o distanciamento físico de 2 metros entre pessoas que não sejam do mesmo grupo e 3 metros de distância entre chapéus de sol, são algumas das normas que os banhistas devem respeitar.
A autarquia de Cascais criou ainda um dispositivo de fiscalização e monitorização para acompanhamento da época balnear, de forma a potenciar sinergias ao nível da resposta operacional entre as 21 entidades envolvidas, entre as quais a agência portuguesa do ambiente, forças de segurança e nadadores salvadores.
Este acompanhamento permitirá ao executivo da Câmara Municipal de Cascais ter acesso a informação útil para a tomada de decisões estratégicas.
As praias do concelho vão contar com 90 jovens, de Cascais, que terão como missão sensibilizar os banhistas no cumprimento das regras.
Mais uma vez a época balnear, trouxe novos desafios à autarquia, liderada por Carlos Carreiras. Para ajudar a população a “ir a banhos em segurança”, foi criado um painel online no site do município, que permite saber em tempo real, qual a lotação dos areais.
Assim, antes de sair de casa, as pessoas têm a oportunidade de verificar a lotação das praias e fazer a opção certa.