De 46 termas apenas as de São Pedro do Sul e de Chaves reabriram hoje

Reabriram, hoje dia 15, duas das 46 termas. As restantes termas estão a cumprir o seu plano de análise bacteriológico, prevendo-se a sua reabertura nas próximas semanas

termas
De 46 termas apenas as de São Pedro do Sul e de Chaves reabriram hoje - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Direção Geral de Saúde autorizou a reabertura das termas, a partir de hoje (15), desde que sejam seguidas as rigorosas orientações de segurança estipuladas para esta fase.

Na reabertura das termas, entre as medidas de segurança adicionais, constam a admissão apenas de termalistas de baixo risco e sem sintomas de infeção pelo novo coronavírus, triagem prévia não presencial antes das consultas ou tratamentos e criação de zonas de isolamento.

Garantir uma ventilação adequada de todos os espaços, reforçar a limpeza e desinfeção das instalações, assegurar um distanciamento de dois metros entre os aquistas e organizar horários e circuitos de forma a evitar o cruzamento entre pessoas são outras das determinações da DGS.

Termas de Portugal congratula-se com a reabertura

A Associação das Termas de Portugal, na pessoa do seu presidente congratulou-se com o anúncio da reabertura da atividade termal, que é possível a partir de hoje. Recorde-se que as estâncias termais tinham tomado a iniciativa de suspender a atividade em meados de março, no início da fase aguda da pandemia de covid-19.

“As termas portuguesas já têm protocolos de higiene, de limpeza e de controlo bacteriológico muito apertados. O que fizemos foi adaptar os protocolos que já temos a esta nova realidade”, sublinha Victor Leal, presidente da Associação das Termas de Portugal.

“Era uma medida que esperávamos há muito. Temos 46 estabelecimentos termais disponíveis para funcionar, dos quais dois [São Pedro do Sul e Chaves] já reabriram hoje” refere Victor Leal, acrescentando que “as restantes Termas estão a cumprir o seu plano de análise bacteriológico, solicitado pela DGS, para que possam reabrir durante as próximas semanas.

Para além das medidas que Victor Leal, refere já fazerem parte do dia a dia dos balneários termais, foram adotadas ainda outras medidas, como a higienização das mãos, medição de temperatura a clientes e a funcionários, tapetes desinfetantes e menor carga nos edifícios para haver um maior espaçamento.

Otimismo para o futuro das termas

O presidente da Associação das Termas de Portugal, acredita que, apesar da crise provocada pela pandemia, as Termas têm condições para encarar o futuro com otimismo, já que o início do ano de 2020 estava a ser muito positivo para a atividade termal, com crescimento na ordem dos dois dígitos e muitos agendamentos de termalistas. “Nas próximas semanas acreditamos que a retoma seja real, apesar de sabermos que as pessoas precisam de tempo para ganhar confiança”, acrescenta.

A mesma opinião é partilhada por Adriano Barreto Ramos, coordenador do consórcio Termas Centro, que reúne 20 estâncias termais da região Centro.

“Desde a primeira hora da epidemia que as estâncias termais se prepararam para estar à altura das exigências de segurança impostas por esta situação nova e é com grande satisfação que vão voltar a receber os seus aquistas a partir desta segunda-feira”, destaca Adriano Barreto Ramos. 

Também Adriano Barreto Ramos refere o máximo cuidado que as estâncias termais têm relativamente às condições de higiene e de segurança as das suas instalações. “É uma preocupação inerente à atividade termal, que não começou agora. Por isso, podemos assegurar a todos os que nos procuram que o poderão fazer com toda a confiança e garantias”.

Tratamento
Tratamentos termais – ®DR

Tratamentos termais são uma mais valia

“Os tratamentos termais são uma mais-valia para quem procura recuperar de afeções respiratórias e de outras situações clínicas, frequentes em quem esteve muito tempo confinado em casa. Os benefícios das curas termais para o reforço do sistema imunológico têm vindo a ser comprovados pela ciência, pelo que convidamos todos a virem restabelecer-se nas estâncias termais da região Centro” diz ainda Adriano Barreto Ramos

Recorde-se que as Termas estão situadas em zonas tranquilas, afastadas das grandes aglomerações de pessoas, e com uma envolvência natural que induz o relaxamento e o bem-estar.

Os balneários termais, disponibilizarão uma solução de base alcoólica e máscaras cirúrgicas aos utentes, assim como os lençóis, toalhas e roupões utilizados nos tratamentos e cobre-sapatos ou chinelos de uso único e exclusivo.

As máscaras devem ser usadas dentro de todo o espaço termal, podendo ser removidas no gabinete de consulta e no decorrer dos tratamentos termais. A verificação de algum dos sintomas sugestivos de covid-19 implica a suspensão do tratamento.

 

Artigo relacionado:

Termas Centro congratula-se com continuidade das comparticipações dos tratamentos termais