Espinho recebe exposição de obras da Coleção de Serralves

Corpo, Abstração e linguagem na Arte Portuguesa – Obras da Secretaria de Estado da Cultura em depósito na Coleção de Serralves é uma exposição a ser apresentada no Museu Municipal de Espinho, no âmbito da parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e o Município de Espinho.

Espinho obras da Coleção de Serralves
Espinho recebe exposição de obras da Coleção de Serralves - ®DR

A iniciativa da exposição de obras de Serralves em Espinho, integra-se num programa de de apresentação de obras da Coleção de Serralves, especificamente selecionadas para vários espaços, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do País. Serralves cumpre, assim, a sua missão ao promover o alargamento da rede de acesso e de aproximação de públicos variados à arte e à cultura em mais de 30 municípios.

A exposição mostra um conjunto de obras provenientes da coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, desde a criação da Fundação de Serralves, e demonstra a importância que a pintura e a escultura tiveram ao longo dos anos 1960, 70 e 80 na renovação das linguagens artísticas em Portugal. As obras selecionadas refletem o diálogo que os artistas portugueses deste período estabeleceram entre si e como se relacionaram com os ambientes e influências dos meios artísticos internacionais do pós-guerra.

O núcleo de obras da SEC foi constituído seguindo uma estratégia continuada de aquisições que arrancou em 1979 e que reuniu alguns dos exemplos mais significativos da arte portuguesa realizada durante esse período, ao mesmo tempo que procurou agregar algumas obras representativas das várias expressões modernas do passado recente. A Coleção SEC foi uma das que, desde a primeira hora, impulsionou a consolidação de um museu de arte especialmente vocacionado para a contemporaneidade artística, como é Serralves.

A exposição das obras da Coleção de Serralves, em Espinho, será aberta ao público a 16 de junho, pelas 17 horas. Estarão patentes obras obras de Alberto Carneiro, Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Palolo, António Sena, Eduardo Batarda, Fernando Calhau, Fernando Lanhas, Graça Morais, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, Jorge Pinheiro, José de Carvalho, José de Guimarães, José Loureiro, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Lourdes Castro, Luís Noronha da Costa, Manuel Baptista, Manuel Rosa, Maria José Aguiar, Nikias Skapinakis, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, René Bertholo, Rui Sanches.

 

aNOTÍCIA.pt