CP repõe Intercidades na Beira Alta e Beira Baixa

No contexto da reposição da oferta de Longo Curso, a CP-Comboios de Portugal vai repor a totalidade da oferta Intercidades nas Linhas da Beira Alta e Beira Baixa, cumprindo a oferta regular que estava em vigor no período pré-pandemia.

CP Intercidades
CP repõe Intercidades na Beira Alta e Beira Baixa - ®DR

A CP a partir do próximo dia 19 de junho, acompanhando a retoma gradual da atividade económica do País, repõe a 100% os comboios Intercidades entre Lisboa-Guarda e Lisboa-Covilhã. Estas ligações voltam a ser asseguradas por três Intercidades, por sentido, segundo a CP.

A CP continua a manter diariamente a monitorização da procura de todos os seus serviços para introduzir eventuais alterações ou reforços de capacidade, sempre que a evolução da procura o justifique. O controlo de lotação continuará a ser assegurado através da limitação dos lugares disponibilizados para venda.

A empresa vai manter em curso a operação de desinfeção dos comboios ao serviço. Esta é realizada diariamente em diversos locais ao longo do país e a alertar os seus clientes para a necessidade de cumprimento das recomendações da DGS durante as suas viagens, num contributo essencial para conter a transmissão do vírus COVID-19.

A atualização da informação sobre a oferta CP está disponível em www.cp.pt.

 

Sobre:

  • A Linha da Beira Alta é uma linha ferroviária internacional que liga o entroncamento ferroviário da Pampilhosa (Linha do Norte), perto de Coimbra, à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso, com percurso paralelo ao eixo do rio Mondego. É uma linha electrificada de Bitola ibérica (1,668 m), sendo composta principalmente por via única, num comprimento total de cerca de 202 km. Afirma-se como o principal acesso por caminho de ferro entre Portugal e o resto da Europa, sendo por isso considerado como um eixo ferroviário de grande importância. Foi construída pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta para abrir uma nova ligação internacional, mais próxima de Coimbra, e unir a rede ferroviária ao importante Porto da Figueira da Foz. Foi inaugurada em 3 de Agosto de 1882. Sofreu importantes obras de beneficiação nas Décadas de 1980 e 1990, tendo sido modernizadas as instalações de sinalização e comunicação, e electrificada e renovada a via em toda a sua extensão.

 

  • A Linha da Beira BaixaParte do trajecto desta linha transita junto ao Rio Tejo, passando junto à Barragem de Fratel, e outro segmento circula adjunto à fronteira com Espanha, rodeando a Serra da Estrela; serve, principalmente, os territórios da antiga província da Beira Baixa, da qual recebeu o nome. Devido ao seu traçado, esta linha era apelidada de Linha do Vale do Tejo.

    No seu troço original, de Abrantes à Guarda, a Linha da Beira Baixa tinha um comprimento aproximado de 212 km.

    Na Estação de Mouriscas-A entronca o Ramal do Pego, que serve a Central Termoeléctrica do Pego.

aNOTÍCIA.pt