Estreitar ligações entre o Turismo e o setor primário: objetivo da deslocação da Ministra da Agricultura à região do Dão

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, realizou na segunda feira, dia 15, uma visita aos concelhos de Viseu, Mangualde e Castro Daire, no âmbito da iniciativa "Turismo e Agricultura na região do Dão".

Turismo e Agricultura na região do Dão
Estreitar ligações entre o Turismo e o setor primário: objetivo da deslocação da Ministra da Agricultura à região do Dão - ®DR

A deslocação, inserida na iniciativa “Turismo e Agricultura na região do Dão”, foi acompanhada por uma comitiva representante da região, composta por Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente presidente e vogal da direção do Turismo Centro de Portugal, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e Rogério Abrantes, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, além de vários autarcas e dirigentes de várias entidades regionais

“Turismo e Agricultura na região do Dão”

A visita começou com uma receção no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, onde a governante ficou a par dos projetos da Comissão Vitivinícola Regional do Dão na área do Turismo, nomeadamente a Cidade do Vinho, iniciativa com componente turística e pedagógica.

Em declarações aos presentes, a Ministra destacou que “os produtos endógenos, da terra, são o melhor que Portugal tem”, ao mesmo tempo que elogiou o trabalho realizado pela região em prol do turismo. “Escolhi a região Centro no dia em que retomámos a atividade turística, porque esta região tem sabido posicionar-se no mercado interno e externo, valorizando-se como um todo”, frisou.

Enoturismo é “uma aposta estratégica”

Na ocasião, Pedro Machado sublinhou que o enoturismo é “uma aposta estratégica do Turismo Centro de Portugal” e uma “nova fileira com capacidade de atrair visitantes”. “A paisagem rural é um ativo importantíssimo da região. Os produtores destes territórios são mestres na transformação da paisagem, tendo-a tornado um ativo poderoso de atração turística”, enalteceu o presidente do Turismo do Centro.

UDACA
UDACA – ®DR

Seguiu-se uma visita à UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, onde o respetivo presidente, Fernando Figueiredo, acompanhou a comitiva numa visita às instalações. Aqui, a Ministra ficou ao corrente das dificuldades dos produtores da região provocadas pela pandemia de covid-19.

Mesa de Lemos
Mesa de Lemos – ®DR

Após um almoço no restaurante Mesa de Lemos, onde a comitiva foi recebida pelo chefe Diogo Rocha, teve lugar uma visita às instalações da Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde. Jorge Coelho, responsável máximo da queijaria, contou a história desta unidade de referência na região, que tem sabido conquistar quota de mercado graças a excelência dos seus queijos. Numa breve intervenção, Maria do Céu Albuquerque salientou o bons exemplos de trabalho que está a ser feito no interior, por “pessoas de grande valor”.

A deslocação terminou em Mezio, Castro Daire, com uma visita à Ervital, unidade de produção de infusões e condimentos biológicos. A comitiva tomou conhecimento da qualidade excecional dos produtos cultivados nesta exploração, no coração da Serra do Montemuro. Como realçou o administrador, Joaquim Morgado, aqui “são cultivadas 300 espécies autóctones, em campos exclusivos e onde não há cultivo`em redor, de forma a garantir que não existem contaminações cruzadas”. Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, destacou a Ervital como símbolo do “excelente trabalho e da qualidade que tem vindo a acontecer” no concelho.

Bons exemplos

A finalizar a visita, a Ministra elogiou o facto de ter visto “bons exemplos no terreno” ao longo de todo o dia. “É com grande gosto que terminamos o tour nesta exploração. O turismo de natureza é um elemento de excelência, que faz muitas pessoas escolherem passar férias no interior do país, aliciadas pelos produtos naturais, como os que são aqui produzidos”, salientou.

 

aNOTÍCIA.pt