Mergulhadores da Marinha neutralizam engenho fumígeno em Ovar

A equipa de Inativação de Engenhos Explosivos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 1 foi empenhada esta segunda-feira após a deteção de um engenho na Praia da Maceda, em Ovar.

Mergulhadores da Marinha Ovar
Mergulhadores da Marinha neutralizam engenho fumígeno em Ovar - ®DR

A equipa de Mergulhadores Sapadores da Marinha realizou ontem, na praia da Maceda, em Ovar, a identificação e neutralização de um “Marine Marker” – engenho fumígeno utilizado em ambiente marítimo para sinalização de posições.

Engenho fumígeno
Preparação do engenho fumígeno – ®DR

A operação dos Mergulhadores da Marinha, em Ovar, foi coordenada pelo Capitão do Porto de Aveiro, tendo terminado após a detonação, no local, do engenho.

Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento. 

Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga. Estes engenhos não devem ser manuseados e/ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112.

Engenho fumígeno
Preparação do engenho fumígeno – ®DR

Sobre:

Marinha:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluidos na Marinha Portuguesa.

Capitania do Porto de Aveiro:

A Capitania tem como Capitão de Porto o Capitão-de-fragata Humberto Renato da Silva Rocha

Area de ação – Na costa: desde o Monte Negro, a sul da Praia de Cortegaça até à margem sul da lagoa de Mira; Nos portos, rios, rias e lagoas: Toda a Ria de Aveiro e o Rio Vouga até à ponte do caminho de ferro.

aNOTÍCIA.pt