Festival Santa Casa Alfama’20: Primeiras confirmações e Guia

O Festival Santa Casa Alfama está de regresso para uma edição muito especial. Num ano que tantos desafios nos tem apresentado, é ainda mais importante juntar o público português em torno daquilo que mais consegue unir as suas gentes: a cultura e, neste caso, a nossa música, o nosso Fado.

Santa Casa Alfama
Festival Santa Casa Alfama'20 - ®DR

É já nos próximos dias 2 e 3 de outubro, que as ruas de um dos bairros mais míticos e tradicionais de Lisboa, Alfama, voltam a receber Festival Santa Casa Alfama, o grande festival de Fado do país.

A arquitetura mais bairrista continua a ser o cenário ideal para a celebração da melhor tradição fadista, e em ano de centenário da maior diva do Fado de todos os tempos, Amália Rodrigues, apresenta-se um cartaz à altura dessa celebração e homenagem, absolutamente imperdível, como se percebe pelas primeiras confirmações.
Mariza e Gisela João são as duas primeiras vozes confirmadas para a edição deste ano do Santa Casa Alfama. As duas dispensam apresentações e, também elas, cada uma à sua maneira, são herdeiras de Amália e continuadoras do seu legado. Além dos concertos de Mariza e Gisela João no Palco Santa Casa, outro dos pontos altos do Festival vai ser o espetáculo exclusivamente concebido para a edição de 2020 do Santa Casa Alfama “Celebrar Amália 100 Anos Depois”, com a direção musical de Jorge Fernando, também ele músico de Amália ao longo de vários anos,  e que juntará vozes do Fado, e não só, para interpretar os temas mais icónicos da maior diva do Fado de todos os tempos: Rui Veloso, Katia Guerreiro, Diogo Piçarra, Marco Rodrigues, Sara Correia, André Amaro, e claro, Jorge Fernando.

Mas a homenagem e celebração da vida de Amália Rodrigues não se fica por aqui. A exposição “Bem-Vinda Sejas Amália”, concebida e organizada pela Fundação Amália Rodrigues, que tem vindo a percorrer o país, terá um dos seus pontos altos no Santa Casa Alfama, onde se poderá conhecer um pouco mais de Amália através dos seus objetos pessoais, alguns deles expostos ao público pela primeira vez no Festival.

O Santa Casa Alfama apresentará ainda o espetáculo de video mapping “Amália”sobre a vida da fadista, projetado na fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, e que promete ser um dos momentos de grande emoção da edição deste ano do Festival.
Por fim, como não podia deixar de ser, todos os fadistas darão o seu contributo para esta edição de grande celebração, interpretando pelo menos um Fado de Amália no repertório que vão apresentar no Festival.
 
Num ano diferente, esta experiência inesquecível será também uma experiência segura para todos. A saúde pública é uma prioridade que, nestes tempos, exige cuidados acrescidos, e essa é uma garantia deixada pela organização do Festival. Esta edição do Santa Casa Alfama está a ser desenhada no cumprimento rigoroso das regras estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente com lugares sentados em todas as salas e cumprindo as regras de distanciamento físico que hoje se impõem, o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool gel nos vários pontos do Festival.

Palcos

Nesse sentido, os vários palcos, preparados para respeitar as recomendações da DGS, continuarão a ser um dos maiores contributos para a atmosfera do Santa Casa Alfama, que tanto vive da energia e da atmosfera sentida em Alfama. Cada concerto é um casamento perfeito entre os timbres dos fadistas, o trinar das guitarras e a paisagem bairrista. Além do Palco Santa Casa, junto ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, os concertos acontecerão no Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa), na Esplanada do Restaurante do Museu do Fado, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, no Palco Santa Maria Maior (Largo do Chafariz de Dentro), no Palco Amália (Auditório Abreu Advogados), no Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União), no já habitual Fado à Janela, e num novo palco, instalado no Museu Militar de Lisboa, novidade desta edição do Festival.

MARIZA

Mariza
MARIZA – ®DR

Esta edição também ficará inevitavelmente marcada pela estreia de Mariza no Santa Casa Alfama. Mariza passou de um fenómeno local quase escondido, partilhado apenas por um pequeno círculo de admiradores portugueses, para uma das mais aplaudidas estrelas mundiais. Reconhecida pela imprensa internacional como uma das melhores vozes de todos os tempos, Mariza tem colecionado galardões e distinções um pouco por todo o mundo, bem como nomeações para os mais importantes prémios mundiais. Em constante digressão pelo mundo, Mariza é presença regular nas mais importantes salas como The London Royal Albert Hall, The Sydney Opera House e Los Angeles Hollywood Bowl. Rui Vieira Nery, um dos maiores estudiosos de fado do país, descreve-a nestes termos: “A menina de Moçambique criada no bairro popular lisboeta da Mouraria apropriou-se das raízes da sua cultura musical e converteu-se numa artista universal capaz de se abrir ao mundo sem perder a consciência intensa da sua identidade portuguesa. E o público português é o primeiro a reconhecer o seu triunfo e a pagar-lhe com um amor e uma gratidão sem limites.” E essa gratidão vai ser sentida no concerto de Mariza marcado para sexta-feira, dia 2 de outubro, no Palco Santa Casa.

GISELA JOÃO

Gisela João
Gisela João – ®DR

Dotada de uma das vozes mais arrebatadoras da atualidade, Gisela João é já uma figura central do Fado e da música portuguesa, tendo já sido laureada com inúmeros prémios, com destaque para os prémios Blitz, Time Out, Expresso e o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional.  A constante presença de Gisela em palcos nacionais e internacionais, bem como as suas atuações verdadeiramente eletrizantes, foram determinantes para se destacar entre os demais intérpretes da música portuguesa. Empenhada em oferecer um fado contemporâneo, sem desvios nem artifícios, Gisela parte duma formação tradicional e, mergulhando nessa génese, reencontra a sua autenticidade, fazendo um fado livre de quaisquer maneirismos e, também por isso, incrivelmente genuíno. Miguel Esteves Cardoso escreveu: “Amália Rodrigues foi a grande fadista do século XX. (…) Sei e sinto, com a mesma força, que Gisela João é a grande fadista do século XXI.” Depois dos sucessos do disco de estreia, editado em 2013, e do mais recente “Nua”, editado em 2016, Gisela tem vindo a confirmar todas essas expectativas. Dia 3 de outubro, no Palco Santa Casa, o público português voltará a sentir a força de uma artista que não deixa ninguém indiferente.

 

CONCERTO EXCLUSIVO “CELEBRAR AMÁLIA 100 ANOS DEPOIS”

Celebrar Amália 100 Anos Depois
Celebrar Amália 100 Anos Depois – ®DR

No ano em que passam 100 anos sobre o nascimento de Amália, o Festival Santa Casa Alfama junta-se às celebrações oficiais e realiza um grande concerto exclusivo de homenagem àquela que foi a maior artista portuguesa de todos os tempos. Amália foi única e esteve sempre à frente do seu tempo, abraçando todos os músicos, de todas as músicas, de todas as artes, sem rótulos, convenções ou qualquer censura estética. Por isso mesmo, em ano de centenário, exige-se celebrar Amália na sua verdadeira dimensão, concebendo um concerto onde caibam intérpretes de vários géneros musicais, desafiados a interpretar Amália e os seus fados. Assim nasceu o concerto exclusivamente concebido para a edição de 2020 do Santa Casa Alfama, “Celebrar Amália 100 Anos Depois”. Sob a direção musical de Jorge Fernando, também ele músico de Amália ao longo de vários anos, pelo palco maior do Festival vão passar os temas mais icónicos de Amália, suportados por uma formação de oito elementos e interpretados por alguns dos mais importantes e representativos artistas da música portuguesa. Às vozes dos fadistas Kátia Guerreiro, Sara Correia, André Amaro, Marco Rodrigues e, claro, Jorge Fernando vão juntar-se as de Rui Veloso, Diogo Piçarra e do jovem André Amaro para dar corpo a esse concerto único, concebido e realizado em exclusivo para o Festival Santa Casa Alfama, e marcado para sábado, dia 3 de outubro, no Palco Santa Casa.

 

EXPOSIÇÃO “BEM-VINDA SEJAS AMÁLIA”

Bem-vinda sejas Amália
Bem-vinda sejas Amália – ®DR

“Bem-vinda sejas Amália”, exposição concebida e organizada pela Fundação Amália Rodrigues, está integrada no programa nacional de comemorações do centenário do seu nascimento que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Esta exposição, concebida para percorrer um pouco todo o país, aproximando e levando Amália até às pessoas onde quer que elas estejam, expressa o que no entender da Fundação seria a vontade de Amália no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento e conhecerá um dos seus pontos altos na edição deste ano do Santa Casa Alfama.

Em termos conceptuais a exposição está organizada em 4 módulos:

Amália Global – Amália nos palcos do mundo representada por 24 fotografias e excertos de recortes da imprensa mundial;

Amália em Privado – Amália em situações comuns do quotidiano, afastada dos palcos;

Amália no Camarim – Amália no seu processo catártico de transfiguração e encarnação da Amália Artista, em que se reconstitui e encena os bastidores de um grande Olympia, de um Hollywood Bowl, de um Lincoln Center;

Amália Ela Mesma – Amália através de registos audiovisuais, reitera a sua genialidade e o seu brilhantismo, a sua argúcia, o seu espírito, o espírito de quem, atravessando mares, oceanos e continentes, levou Portugal e a língua portuguesa mais longe, elevando-a, tal como elevou o Fado, a património imaterial da Humanidade.

 

ESPETÁCULO DE VIDEO MAPPING “AMÁLIA”

ESPETÁCULO DE VIDEO MAPPING "AMÁLIA"
ESPETÁCULO DE VIDEO MAPPING “AMÁLIA” – ®DR

Este será seguramente um dos pontos altos da edição de 2020 do Santa Casa Alfama. Um espetáculo de vídeo mapping versado sobre a vida de Amália Rodrigues, criado e produzido pela Hipnose, em parceria com a Fundação Amália, será projetado na fachada de cerca de 100 metros de comprimento do recentemente construído Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Primeiras confirmações:

 
Dia 02 de outubro
Palco Santa Casa
Mariza
Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Exposição “Bem-Vinda Sejas Amália”
Fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Espetáculo de vídeo mapping “Amália”
 
Dia 03 de outubro
Palco Santa Casa
Gisela João
Concerto exclusivo “Celebrar Amália 100 Anos Depois” com Jorge Fernando,
Rui Veloso, Katia Guerreiro, Diogo Piçarra, Marco Rodrigues, Sara Correia e André Amaro
Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Exposição “Bem-Vinda Sejas Amália”
Fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Espetáculo de vídeo mapping “Amália”

 

Bilhetes

Até 01 de outubro: Passe de 2 dias – 35€ / Bilhete diário – 25€

Nos dias do Festival: Passe de 2 dias – 40€ / Bilhete diário – 30€

O passe tem que obrigatoriamente ser trocado por pulseira, pelo próprio, colocada pela organização do Festival no Museu do Fado. A pulseira dá acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

aNOTÍCIA.pt