Kartódromo de Castelo Branco: um sonho tornado realidade

Luis Correia, Presidente do Município de Castelo Branco, presidiu esta segunda feira à inauguração do novo Kartódromo Albicastrense, acompanhado do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e do embaixador do Kartódromo, o piloto português, Pedro Lamy.

Kartódromo de Castelo Branco
Kartódromo de Castelo Branco: um sonho tornado realidade - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

“O Kartódromo de Castelo Branco é uma ambição de muitos anos. É uma obra que fortalece a ligação da cidade ao desporto automóvel”. Foi desta maneira que Luis Correia, Presidente da Camara Municipal de Castelo Branco, deu início à cerimónia de inauguração da nova infraestrutura da cidade.

Para embaixador do novo Kartódromo de Castelo Branco foi convidado Pedro Lamy, figura incontornável do desporto automóvel, que marcou presença no evento. Também presente, esteve o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que conjuntamente com o Luis Correia, descerrou a placa que assinala esta inauguração.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, fez questão de cumprimentar os presidentes da FPAK, da Escuderia de Castelo Branco, as forças de segurança (PSP, GNR e Proteção Civil, igualmente presentes no evento. A finalizar João Paulo Rebelo, cumprimentou Pedro Lamy, sublinhando que “quando cumprimento Pedro Lamy, cumprimento todos os atletas aqui presentes”, assim como Frederico Peters, o jovem piloto de Évora que aos 16 anos, que já brilha na Fórmula 4.

Porque Castelo branco tem desde sempre uma forte ligação ao desporto automóvel, o investimento integral de 900 mil euros, por parte da Câmara Municipal, pretende dinamizar o parque de desportos motorizados. “Este investimento, vai sobretudo, aumentar a oferta turística da região, tonando-a mais atrativa e competitiva”, salienta o presidente da edilidade acrescentado que “este é o resultado do trabalho que temos vindo a fazer pelo desenvolvimento do concelho”.

O kartódromo, agora inaugurado, “considerado um dos maiores e melhores do país” de acordo com Luis Correia, tem uma pista de 1200 metros (com 10 metros de largura), capacidade para 34 karts na grelha de partida, uma torre de controlo e um conjunto de oito boxes individuais.

O regresso de Pedro Lamy, a Castelo Branco à pista deste Kartródomo, trouxe recordações dos campeonatos nacionais de mini moto cross, que disputou em criança, e cujas alguma provas se realizaram nesta cidade.

Para este piloto de nome reconhecido nacional e internacionalmente, este é um projeto que trará mais valias à prática deste desporto e à região em que está inserido e de onde têm saído alguns nomes do desporto automóvel.

Como embaixador do Kartródomo, Pedro Lamy irá colaborar com a Escuderia de Castelo Branco, entidade que fica responsável pelo espaço, na divulgação e dinamização desta pista.

aNOTÍCIA.pt