Museu de Marinha assinala 157 anos e oferece entradas gratuitas

O Museu de Marinha assinala esta quarta-feira, dia 22, 157 anos. Assinalando a data, todos os visitantes terão entrada gratuita

Museu de Marinha
Museu de Marinha assinala 157 anos e oferece entradas gratuitas - ®DR

.O Museu de Marinha, órgão cultural da Marinha Portuguesa, comemora amanhã, dia 22 de julho, 157 anos de existência. Para assinalar a data, a entrada no Museu, que se situa em Belém, será gratuita para todos os visitantes.

​Criado em 1863 por decreto de D. Luís I, o Museu ficou inicialmente instalado na Escola Naval, exibindo os modelos de navios recolhidos do Palácio da Ajuda, assim como peças da própria Escola Naval. Em 1949, mudou-se provisoriamente para o Palácio dos Condes de Farrobo, nas Laranjeiras, em Lisboa. Posteriormente, em 1962, foi transferido definitivamente para o Mosteiros dos Jerónimos, onde se mantém até hoje.

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, o Museu de Marinha leva os seus visitantes numa viagem pelo longo passado marítimo português, percorrendo um mundo de descobertas! As visitas ao Museu decorrem respeitando as normas e condições de segurança, no âmbito da Covid-19.

Mais informações sobre o Museu de Marinha podem ser obtidas aqui.

Museu
Museu de Marinha – ®DR

Sobre:

O Museu remonta a 1863, quando D. Luís decretou a constituição de uma colecção de testemunhos relacionados com a atividade marítima portuguesa.

Depois de passar por vários espaços, nomeadamente o palácio dos Condes de Farrobo nas Laranjeiras, em Lisboa, onde esteve de 1949 até 1962, ano em que se instalou nas alas Norte e Poente do Mosteiro dos Jerónimos. Considerado Organismo Cultural da Marinha de Guerra Portuguesa, a sua missão, mais do que relevar exclusivamente os assuntos militares navais, é salvaguardar e divulgar o passado marítimo português e tudo o que se relaciona com os mais diversos aspectos e actividades humanas no mar.

O museu inclui o Pavilhão das Galeotas que alberga as embarcações reais, como o bergantim, mandado construir em 1780, e que navegou pela última vez em 1957, por ocasião da visita oficial da Rainha Isabel II de Inglaterra a Portugal.

Este pavilhão, construído em finais da década de 1950 com projeto de arquitetura do Prof. Arquiteto Frederico George, é o primeiro edifício construído em Portugal de raiz, para albergar coleções museológicas.

aNOTÍCIA.pt