Tiago Ferreira estabelece novo recorde mundial de BTT

Tiago Ferreira cumpriu hoje (23 de julho) um objetivo inédito na sua carreira ultrapassando em 24 horas o equivalente a duas ascensões do monte Evereste. O feito em bicicleta todo terreno decorreu nas proximidades de São Pedro do Sul, próximo da aldeia de Gourim, num circuito florestal com 214 metros de desnível. O novo recorde do Mundo aguarda validação oficial.

Tiago Ferreira recorde mundial de BTT
Tiago Ferreira estabelece novo recorde mundial de BTT - ®DR/RBCP

As paisagens agrestes da Serra de São Macário, nos arredores de São Pedro do Sul, guardaram nas últimas 24 horas um segredo que poderá transforma-se num novo feito do desporto português: o atleta Red Bull Tiago Ferreira cumpriu hoje (23 de julho) com sucesso, um desafio inédito em BTT cuja validação oficial poderá significar um novo recorde mundial.

Perante uma equipa de apoio reduzida ao mínimo, o arranque deu-se ontem pelas 10 horas da manhã, nas proximidades da aldeia histórica de Gourim. Durante o dia, as temperaturas chegaramaos 40 graus centígrados e de noite a uns mais frescos 15 graus. Ao todo, Ferreira cumpriu 83 subidas com 214 metros de desnível – superando o equivalente à ascensão de duas subidas ao monte Evereste(17753 metros). O atleta de Viseu completou assim um total de 247,5 quilómetrosem pistas de terra e xisto, sofrendo apenas um furo ao longo desta intensa maratona. Trata-se de uma conquista inédita que tem tudo para ficar inscrita na história do ciclismo como um novo recorde do Mundo, iniciando-se agora o processo para o seu reconhecimento oficial.

Sem participar em provas desde fevereiro último, devido à atual pandemia, Tiago Ferreira apresentou-se neste desafio na máxima forma e sem o desgaste habitual do calendário de competições. No final não escondia a sua satisfação: “Estou muito feliz por ter conseguido este objetivo! Penseique a fase da noite seria a mais complicada, mas acabou por ser a madrugada a trazer o maior peso do cansaço, sobretudo com dores nas mãos e nos pés. Mas nunca pensei em desistir, estava muito bem preparado e tudo correu de feição”.  Agora é altura de usufruir de umas merecidas férias: “Vou parar pelo menos três ou quatro dias até voltar a conseguir subir para a bicicleta. Depois segue a preparação normal, pois conto regressar às competições da UCI já em agosto”, concluiu o especialista em BTT de longas distâncias.

Tiago Ferreira é, aos 31 anos, um dos atletas com maior sucesso do ciclismo português. Um percurso recheado de vitórias na modalidade de BTT Cross Country Maratonas colocou Portugal,a Europa e o Mundo aos seus pés. Aos títulos de Pentacampeão Nacional, Bicampeão Europeue Campeão do Mundo, o atleta de Viseu somou ainda várias vitórias em provas da Taça do MundoUCI(XCM) e na lendária Volta à Catalunha. Pelo meio vestiu ainda as cores das quinas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

 

Perfil de TIAGO FERREIRA que aguarda a homologação do novo recorde mundial de BTT:

Modalidade:BTT Maratonas (XCM)

Data de Nascimento:7/12/1988

Natural de:VISEU

 

PALMARÉS:

2017, 2019 | Campeão da Europa de BTT XCM

2018 | 1º lugar La Leyenda del Dorado

2017 | Vice-Campeão do Mundo de BTT XCM

2013, 2014, 2015, 2017 | 1º lugar Volta a Catalunha BTT

2013, 2015, 2016, 2017, 2018 | Campeão Nacional de Cross Country Marathon

2015, 2016, 2017 | 1º lugar Taça do Mundo UCI XCM Mêda

2015, 2017 | 1º lugar Taça do Mundo UCI XCM Laissac

2016, 2017 | 1º lugar Taça do Mundo UCI XCM Açores

2016 | participação nos Jogos Olímpicos do Rio, na categoria de BTT Cross Country

2016 | Campeão do Mundo de BTT XCM

2016 | Vice-Campeão da Europa de BTT XCM

 

aNOTÍCIA.pt