Aquário Vasco da Gama alarga horários de visitas

Até 30 de setembro, o Aquário Vasco da Gama vai estar aberto até às 19h, para que todos possam aproveitar da melhor forma o final da tarde. A última entrada será às 18h30.

Aquário Vasco da Gama
Aquário Vasco da Gama alarga horários de visitas - ®DR

Uma visita ao Aquário Vasco da Gama é o ponto de partida para a descoberta de um Mundo cheio de cor e vida.

A exposição de exemplares vivos no Aquário caracteriza-se pela diversidade, apresentando espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios. A fauna da costa portuguesa ocupa, no entanto, o lugar de destaque. ​

Em 1898, na altura da inauguração do Aquário Vasco da Gama, o Rei Dom Carlos I realizou numa das salas uma exposição temporária com os espécimes zoológicos por ele recolhidos nas campanhas oceanográficas de 1896-1897.

Curiosamente esses mesmos espécimes regressariam anos mais tarde ao Aquário, integrando a Coleção Oceanográfica do Rei Dom Carlos I, enriquecendo de tal forma o Museu, que ainda hoje este é essencialmente conhecido pelos espécimes raros associados ao monarca oceanógrafo.

Com o passar dos anos o Museu foi reunindo outros espécimes biológicos, num conjunto que hoje se designa genericamente Coleção Aquário Vasco da Gama e que inclui sobretudo moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos.

Ao longo dos anos, o Aquário Vasco da Gama, criou uma relação emotiva e de proximidade com a comunidade envolvente, de que muito se orgulha. São exemplo disso, os serviços prestados junto do público escolar ou através das famílias que regularmente o visitam.

Neste verão, uma visita ao Aquário é uma proposta diferente e bem agradável para toda a família.

 

 

 

Artigo relacionado:

Marinha reabre espaços culturais com visitas gratuitas

 

 

 

 

Fonte: MP