Achados Arqueológicos sinalizados nos antigos Paços do Concelho de Grândola

As obras de reabilitação dos antigos Paços do Concelho de Grândola, decorrem com acompanhamento arqueológico devido aos diversos achados arqueológicos que remetem para uma época anterior ao atual edifício.

Achados Arqueológicos Grândola
Achados Arqueológicos sinalizados nos antigos Paços do Concelho de Grândola - ®DR

Nos antigos Paços do Concelho de Grândola têm sido vários os achados arqueológicos. Assim, neste momento, estão a decorrer trabalhos de escavação numa sepultura pertencente provavelmente a um indivíduo inumado no século XVI ou XVII. Foi igualmente identificado e escavado um silo com cerca de 1,5 m de profundidade, que no seu interior possuía abundante material arqueológico, constituído maioritariamente por cerâmicas, metais, moedas, vidros, ossos de animais e conchas. 

Algumas curiosidades do edifício estão também a ser reveladas, como algumas fendas nas suas paredes estruturais provocadas provavelmente pelo terramoto de 1755. Foram também identificadas três paredes levantadas segundo o sistema de gaiola pombalina, construídas após aquela catástrofe, de forma a compartimentar o espaço e adaptá-lo para acolher os aposentos do carcereiro e do Oficial de diligências do Administrador do Concelho.

O estudo deste material permitirá uma viagem sem precedentes ao quotidiano das gentes que viveram em Grândola nesta época. Depois de tratados e analisados todos os achados arqueológicos resultante das obras dos antigos Paços do Concelho de Grândola, o espólio será patente ao público. 

 

aNOTÍCIA.pt