Mergulhadores da Marinha destroem material pirotécnico

Os Mergulhadores Sapadores da Marinha procederam hoje à destruição de material pirotécnico detetado e recolhido pela Policia Marítima na praia da Fonte da Telha.

Mergulhadores da Marinha material pirotécnico
Mergulhadores da Marinha destroem material pirotécnico - ®DR

Na manhã de hoje, 29 de agosto, a equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos dos Mergulhadores Sapadores da Marinha, foi ativada para realizar a destruição de material pirotécnico, vulgo fogo de artifício, detetado e recolhido pela Policia Marítima da Costa da Caparica, na praia da Fonte da Telha.

​O material foi recolhido para uma área segura, tendo sido posteriormente destruído.

Este tipo de dispositivo normalmente utilizado por particulares, continha vários cartuchos com material de pirotecnia e terá sofrido uma falha no seu normal funcionamento, tendo sido posteriormente abandonado no areal parcialmente consumido, verificando-se ainda a existência de vários cartuchos carregados.

A utilização deste tipo de material, além de obedecer a normativo legal, acarreta vários perigos podendo dar origem a ferimentos graves. O seu abandono, num espaço público, habitualmente frequentado por crianças, é uma situação de enorme perigo.

Aquando da deteção deste tipo de material abandonado, o mesmo não deve ser manuseado e/ou removido, devendo imediatamente informar as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112.

Na ação de destruição do material pirotécnico os Mergulhadores da Marinha tiveram ainda o apoio dos Bombeiros Mistos da Amora, com uma ambulância.

 

 

aNOTÍCIA.pt